O iPad, tablet PC da Apple, ainda nem começou a ser vendido no mercado, mas as expectativas de vendas já são bastante otimistas, em razaão do elevado número de pré-venda do aparelho.
A analista do banco de investimentos Morgan Stanley, Katy Huberty, diz que os parceiros de vendas da Apple estimam comercializar 2,5 milhões de iPads entre março e maio, número muito superior às projeções iniciais, que eram de vender 750 mil aparelhos, segundo informações do All Things Digital, blog especializado em tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal.
Com a demanda surpreendente de pedidos, os canais de venda da Apple elevaram de 5 milhões para entre 8 milhões e 10 milhões a expectativa de comercialização do tablet PC para este ano, segundo Katy.
A analista do Morgan Stanley observa que, apesar do consenso atual dos analistas de mercado indicar que serão vendidos de 4 milhões a 5 milhões de iPads neste ano, este número deve superar os 6 milhões de aparelhos.
Mercado editorial
Depois de especulações sobre uma suposta falta de interesse do mercado editorial no iPad, algumas das grandes revistas norte-americanas desenvolvem formas de vender publicidade em suas versões digitais elaboradas para o tablet PC da Apple.
Segundo informações do The Wall Street Journal, a revista Time já assinou contratos com a Unilever, Toyota e o fundo Fidelity Investments para anúncios on-line no padrão do iPad, no valor de US$ 200 mil cada. A Condé Nast Publications, responsável pela Wired, também já tem acordos de diferentes modalidades de venda de publicidade com marcas de diversas áreas, segundo fontes internas disseram ao jornal americano.
O The Wall Street Journal analisa que as versões digitais das revistas serão cópias idênticas da versão impressa, mas elas pretendem usar o recurso da tela grande do iPad para permitir que os anunciantes usem recursos como vídeos e até mesmo mídias sociais interativas. A Sports Illustrated, publicada pela Times, já tem protótipos de anúncios que usam vídeos e um que apresenta um jogo em que o leitor assume o papel do motorista de um Ford Mustang.
De acordo com o jornal, o iPad tem sido encarado como crucial e indispensável para o futuro das revistas, que veem suas vendas caírem todos os dias. O jornal diz que, tanto para as revistas quanto para os anunciantes, o tablet PC da Apple abrirá novos caminhos para a distribuição de conteúdo, já que expande as possibilidades do papel e torna uma tela bidimensional em uma ferramenta interativa.
- Potencial