Apesar de ter iniciado o seu ano fiscal de 2009, que começou em outubro do ano passado, durante a fase mais aguda da crise econômica mundial, a Avaya, que fabrica soluções de comunicações unificadas, telefonia IP e contact center, conseguiu atravessar o primeiro semestre fiscal, encerrado em março, praticamente incólume à desaceleração do mercado. O bom desempenho também foi registrado pela subsidiária brasileira, que terminou o período com um crescimento de 24%.
Embora não divulgue números regionais, o diretor geral da Avaya Brasil, Cleber Morais, revela que nos primeiros seis meses do ano fiscal a empresa conquistou 61 novos clientes. Ele atribui esse crescimento ao amplo programa de reestruturação do canal de vendas, anunciado mundialmente pela empresa em novembro do ano passado. Hoje, 60% das vendas da fabricante são feitas de forma direta e apenas 40% por meio de parceiros comerciais. Mas Morais diz que a meta é que passem a ser 80% através de canais. Segundo ele, o resultado da subsidiária junto aos canais cresceu 41% entre outubro de 2008 e março deste ano.
O executivo explica que 80% dos novos clientes conquistados no primeiro semestre foram dos que compraram soluções de comunicações unificadas, hoje o carro-chefe da empresa e que responde por 45% da receita no Brasil. "Esse é um dos mercados que mais vêm crescendo" diz ele, acrescentando que os maiores consumidores desse tipo de solução são as operadoras de telefonia, embora a demanda venha se expandindo em todo o segmento corporativo.
O maior mercado da Avaya no país, no entanto, ainda é o de contact Center, que representa 55% da receita. "O mercado de contact center continua crescendo e, mesmo com a crise, deve ter um aumento de 10% neste ano", avalia Morais, ao dizer que hoje os 15 maiores contact centers do país são clientes da empresa. E as perspectivas são bastante promissoras, segundo ele. "Hoje existem cerca de 400 mil pontos de atendimento [PAs] no Brasil, sendo que aproximadamente 200 mil estão nos fornecedores de serviços terceirizados de call center, ou seja, o número de PAs em empresas que operam diretamente suas centrais de atendimento ainda é baixo."
Ainda de acordo com Morais, a estimativa da subsidiária brasileira para o segundo semestre fiscal, que termina em setembro, é crescer pelo menos 20%. A aposta da empresa para alcançar essa meta, segundo ele, está na plataforma Aura, um servidor de aplicações que permite integrar todos os sistemas de comunicações de distintas tecnologias e provedores em uma plataforma única. Segundo Miguel Muniz, responsável pela venda de aplicações da Avaya Brasil, a nova solução é baseada no protocolo SIP (Session Initiation Protocol), que simplifica as redes e infraestrutura de comunicação complexas e centraliza o controle das aplicações e das comunicações, reduzindo custos para as empresas.
A outra aposta da empresa está nos serviços de gerenciamento fornecidos por meio do seu centro de operações de rede (NOC), que inclusive já é vendido na modalidade SaaS – nesse caso, incluindo a venda de software e da gestão como serviço.
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