Avaya Brasil cresce 24% no primeiro semestre fiscal

0

Apesar de ter iniciado o seu ano fiscal de 2009, que começou em outubro do ano passado, durante a fase mais aguda da crise econômica mundial, a Avaya, que fabrica soluções de comunicações unificadas, telefonia IP e contact center, conseguiu atravessar o primeiro semestre fiscal, encerrado em março, praticamente incólume à desaceleração do mercado. O bom desempenho também foi registrado pela subsidiária brasileira, que terminou o período com um crescimento de 24%.
Embora não divulgue números regionais, o diretor geral da Avaya Brasil, Cleber Morais, revela que nos primeiros seis meses do ano fiscal a empresa conquistou 61 novos clientes. Ele atribui esse crescimento ao amplo programa de reestruturação do canal de vendas, anunciado mundialmente pela empresa em novembro do ano passado. Hoje, 60% das vendas da fabricante são feitas de forma direta e apenas 40% por meio de parceiros comerciais. Mas Morais diz que a meta é que passem a ser 80% através de canais. Segundo ele, o resultado da subsidiária junto aos canais cresceu 41% entre outubro de 2008 e março deste ano.
O executivo explica que 80% dos novos clientes conquistados no primeiro semestre foram dos que compraram soluções de comunicações unificadas, hoje o carro-chefe da empresa e que responde por 45% da receita no Brasil. "Esse é um dos mercados que mais vêm crescendo" diz ele, acrescentando que os maiores consumidores desse tipo de solução são as operadoras de telefonia, embora a demanda venha se expandindo em todo o segmento corporativo.
O maior mercado da Avaya no país, no entanto, ainda é o de contact Center, que representa 55% da receita. "O mercado de contact center continua crescendo e, mesmo com a crise, deve ter um aumento de 10% neste ano", avalia Morais, ao dizer que hoje os 15 maiores contact centers do país são clientes da empresa. E as perspectivas são bastante promissoras, segundo ele. "Hoje existem cerca de 400 mil pontos de atendimento [PAs] no Brasil, sendo que aproximadamente 200 mil estão nos fornecedores de serviços terceirizados de call center, ou seja, o número de PAs em empresas que operam diretamente suas centrais de atendimento ainda é baixo."
Ainda de acordo com Morais, a estimativa da subsidiária brasileira para o segundo semestre fiscal, que termina em setembro, é crescer pelo menos 20%. A aposta da empresa para alcançar essa meta, segundo ele, está na plataforma Aura, um servidor de aplicações que permite integrar todos os sistemas de comunicações de distintas tecnologias e provedores em uma plataforma única. Segundo Miguel Muniz, responsável pela venda de aplicações da Avaya Brasil, a nova solução é baseada no protocolo SIP (Session Initiation Protocol), que simplifica as redes e infraestrutura de comunicação complexas e centraliza o controle das aplicações e das comunicações, reduzindo custos para as empresas.
A outra aposta da empresa está nos serviços de gerenciamento fornecidos por meio do seu centro de operações de rede (NOC), que inclusive já é vendido na modalidade SaaS – nesse caso, incluindo a venda de software e da gestão como serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.