A Microsoft divulgou nesta quarta-feira, 29, uma receita de US$ 35 bilhões no trimestre, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando aumento da demanda por soluções de produtividade, games e serviços na nuvem.
A empresa registrou lucros de US$ 10,8 bilhões, um aumento de 22%, resultando em lucro por ação de US$ 1,43. Devolveu US$ 9,9 bilhões aos acionistas na forma de recompras de ações e dividendos no terceiro trimestre, um aumento de 33% em comparação com o terceiro trimestre do ano fiscal de 2019.
"Vimos dois anos de transformação digital em dois meses. Do trabalho em equipe e aprendizado remotos, às vendas e atendimento ao cliente, à infraestrutura e segurança críticas da nuvem – estamos trabalhando ao lado dos clientes todos os dias para ajudá-los a se adaptar e permanecer abertos para os negócios em um mundo remoto de tudo ", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. "Nosso modelo de negócios durável, portfólio diversificado e portfólio de tecnologia diferenciada nos posicionam bem para o que está à frente."
"Nesse ambiente dinâmico, nossas equipes de vendas e parceiros executaram um sólido terceiro trimestre, com a receita da Commercial Cloud gerando US$ 13,3 bilhões, um aumento de 39% ano a ano", disse Amy Hood, vice-presidente executiva e diretora financeira da Microsoft. comprometida em equilibrar a disciplina operacional com investimentos contínuos nas principais áreas estratégicas para impulsionar o crescimento futuro."
Em um comunicado à imprensa, a empresa disse que o COVID-19 teve "impacto líquido mínimo" em sua receita no trimestre, detalhando as maneiras pelas quais a economia e o ambiente de trabalho em constante evolução ocorreram em seus diferentes segmentos de negócios:
A receita em produtividade e processos de negócios foi de US$ 11,7 bilhões e aumentou 15% (um aumento de 16% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios:
*A receita de produtos comerciais do Office e serviços em nuvem aumentou 13% (um aumento de 15% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita comercial do Office 365 de 25% (um aumento de 27% em moeda constante).
*A receita de produtos de consumo e serviços de nuvem do Office aumentou 15% (um aumento de 17% em moeda constante), com o crescimento contínuo de assinantes do Office 365 Consumer para 39,6 milhões.
* A receita do LinkedIn aumentou 21% (aumento de 22% em moeda constante).
* A receita de produtos Dynamics e serviços em nuvem aumentou 17% (20% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita do Dynamics 365 em 47% (49% em moeda constante).
* A receita em nuvem inteligente foi de US$ 12,3 bilhões e aumentou 27% (um aumento de 29% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios:
* Receita de produtos para servidor e serviços em nuvem aumentou 30% (32% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita do Azure em 59% (61% em moeda constante)
*A receita de serviços corporativos aumentou 6% (aumento de 7% em moeda constante)
*Receita computação pessoal foi de US$ 11,0 bilhões e aumentou 3% (um aumento de 4% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios.
* A receita do Windows OEM permaneceu relativamente inalterada ano após ano.
*A receita de produtos comerciais e serviços em nuvem do Windows aumentou 17% (um aumento de 18% em moeda constante)
* Receita de publicidade de pesquisa, excluindo os custos de aquisição de tráfego, aumentou 1%.
* Receita de conteúdo e serviços do Xbox aumentou 2%.
* Receita do Surface aumentou 1% (aumento de 2% em moeda constante).