Como tratar o tráfego do seu site de forma inteligente?

0

Imagine uma ferramenta de controle que administra entradas e saídas, prioriza determinados acessos, ou até mesmo bloqueia usuários ou serviços não autorizados ou suspeitos. Essa analogia pode servir para explicar inicialmente sobre a função de um controlador de aplicações e sistemas, chamado load balancer ou balanceador de carga que gerencia o tráfego dos sites de forma inteligente. Essa função estratégica tem ganhado cada vez mais relevância, sobretudo durante a pandemia, que acelerou o número de operações remotas e transações pela Internet, seja em websites, aplicativos ou por intermédio de dispositivos móveis.  

Dentro desse cenário, alguns motivos e fatores alavancaram essa nova prioridade. O controlador de aplicações é responsável pelo gerenciamento, proteção e otimização de todo o tráfego dos usuários durante a navegação e utilização dos principais portais e sistemas. Mas como funciona? Quando você entra em um e-commerce, site ou aplicativo, por exemplo, a primeira coisa a ser feita é solicitar o acesso e pedir permissão para utilizá-lo. Ao executar essa ação alguém receberá o seu pedido, irá atendê-lo e executar todas as tratativas de segurança, autorizar seu acesso e retornar com agilidade todo o conteúdo e informações solicitadas. É um elo entre a camada de segurança, a infraestrutura do datacenter e o departamento operacional de uma empresa que utiliza o site, sistema ou aplicativo para o pleno funcionamento de suas atividades. Pelo fato de atuar entre essas três instâncias, o load balancer tem uma função estratégica na organização.  

Em uma corretora de seguros, por exemplo, o load balancer consegue sustentar mais 40 mil corretores consultando as cotações de seguro ao mesmo tempo. Já em uma instituição financeira como um bancopor exemplo, seria por meio de requisições de mais de 15 mil autorizações simultâneas de pagamento e, no varejo, uma outra forma de ilustrar, seria possibilitar que mais de 100 lojistas verificassem remotamente e em tempo real informações de estoque em todas as unidades, entre outras possibilidades. Em qualquer caso, é sempre uma quantidade de acessos massiva trabalhando nas mesmas informações compartilhadas em diversos ramos de atividades com total proteção e controle.   

Dessa forma, o balanceador de cargas de aplicações é responsável por fazer esse transbordo e eficiência operacional nos ambientes de TI. Com a corrida das organizações pela digitalização e maior acesso à internet, sobretudo durante a pandemia devido ao aumento do trabalho na modalidade home office, o load balancer ganhou ainda mais relevância nas operações, devido a este posicionamento estratégico junto à área de negócios.  

Além disso, a ferramenta é fundamental para a tomada de decisões corporativas devido à quantidade de dados que podem ser extraídos, desde número de acessos por cada tipo de dispositivo e tempo de permanência de um usuário durante sua utilização. A tecnologia também fornece dados de geolocalização, possibilitando segmentar, por exemplo, dos 20 mil acessos de um site, quantos vieram de cada região, qual o perfil de acesso de cada usuário e quais foram produtos, serviços, itens e ofertas de maior interesse. Esses detalhes são ricos para a tomada de decisão da empresa, bem como promover campanhas de marketing direcionadas, ações de incentivos e abordagens cada vez mais personalizadas aos respectivos consumidores.  

Todas as empresas precisam de um controlador e balanceador de carga quando criam um aplicativo, sistema ou site, já que ele faz parte do pleno funcionamento durante sua hospedagem e publicação por meio da internet, mas dependendo do segmento, como bancos, instituições públicas ou varejo, por exemplo, é preciso buscar por serviços mais robustos que atendam a vários formatos de acesso distintos, desde a requisição a dados com maior inteligência e total segurança em conformidade até às normas e regulamentações existentes, principalmente em alta performance. Como estes segmentos recebem uma enorme quantidade de usuários, o que irá exigir um load balancer mais avançado para a sustentação de serviços em alta disponibilidade e missão crítica.   

Portanto, o controlador e balanceador de carga de sistemas e aplicações é aquele que trabalha nos bastidores, mas tem diversas funções estratégicas e cruciais para o funcionamento do seu negócio no meio digital. Ele é a garantia da distribuição do tráfego de um site, sistema ou aplicativo pela internet para múltiplos destinos ou formatos de navegação e utilização, de forma ágil e eficiente, sem causar congestionamentos e interrupções desnecessárias.     

Marcelo Trivelatto, sales manager na A10 Networks Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.