De acordo com o Mastercard SpendingPulse, as vendas no varejo brasileiro cresceram +24,1%, comparado com março de 2021 – quando os consumidores já haviam retomado suas atividades de compras nas lojas.
Em comparação com um cenário de pré-pandemia, em março de 2020, as vendas no varejo em loja cresceram +42,2% ano a ano. O Mastercard SpendingPulse™ mede as vendas de varejo na loja e on-line* em todas as formas de pagamento.
Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas: Norte (+18,5%), Sul (+24,8%), Centro-Oeste (+24,9%), Sudeste (+ 25,8%) e Nordeste (+17,2%).
Vendas no e-commerce em março
Eletrônicos (-34,2%), Vestuário (-32,7%) e Livros & Hobby (-29,8%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.
Apesar das vendas de e-commerce terem caído -30,6% em relação ao ano anterior, as vendas online ainda registraram um aumento de +21,8% em relação a março de 2020, quando o e-commerce estava começando a se tornar uma necessidade devido à pandemia e seu consequente isolamento e/ou bloqueios.
"Pelo terceiro mês consecutivo é possível ver o crescimento das vendas físicas", afirma Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. "Temos acompanhado a consolidação das vendas do e-commerce e os hábitos dos consumidores estão se tornando cada vez mais omnichannel", conclui o executivo.
*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), extranet, rede EDI(Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.