A proposta da Intel em fornecer uma plataforma de baixo custo, para viabilizar a inclusão digital nos países em desenvolvimento está saindo do papel. No México, ela acaba de receber a encomenda de 300 mil PCs a pedido do governo daquele país, com um custo unitário estimado em US$ 400. No Brasil o micro estará disponível no segundo semestre.
A empresa também promete entregar no começo de 2007 o ?notebook? rebatizado de Classmate PC (antes denominado Eduwise), no qual ela aposta suas fichas para atingir um grande número de alunos de baixa renda. O projeto denominado PDC foi desenvolvido no Brasil e também será levado para países em desevolvimento, como Índia e China.
Segundo Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel, ela está em negociação final com fabricantes OEM, motivo pelo qual não pode divulgar nem as características completas, quem serão os fabricantes e estimativa de preços.
O projeto Classmate vem se rivalizar o projeto do ?notebook de 100 dólares?, mas oferecerá mais recursos tanto de hardware quanto de software. ?Acreditamos que o estudante precisa ter uma experiência completa?, enfatiza o diretor.
Classmate PC
O protótipo apresentado pela Intel tem as dimensões de um fichário escolar, conexão WiFi para colaboração entre professores e alunos (o professor poderá baixar conteúdo nos micros dos alunos, estabelecer comunicação entre ambos, tirar dúvidas e acompanhar as atividades dos alunos em sala de aula) e controlar o acesso à internet.
Os programas educacionais que a Intel desenvolveu em parcerias com o Ministério da Educação, secretarias estaduais, Fundação Bradesco, etc serão portados para a nova plataforma Classmate.
Para os alunos, o conteúdo abrange currículo escolar em e-book, tarefas/lição de casa, jogos educativos e mensagens em geral. Tem ainda um dispositivo acoplado com caneta e prancheta para desenvolvimento da escrita normal.
Para os professores os aplicativos incluem, por exemplo, criação de apresentações/provas e lições; modelos e provas virtuais e tarefa administrativas. Os pais poderão ver no notebook do aluno lembrete de tarefas e exames, comunicar-se com a escola e consultar o progresso dos alunos, entre outras facilidades.
O Classmate tem uma solução de segurança wireless, que se o notebook ficar longe da escola por um determinado período ele será travado, evitando assim casos de furtos e usos indevidos ao que se destina. Haverá também uma forma de controle das crianças à internet e uma bateria de quatro horas de duração.
PC Baixo custo
O PC de baixo custo lançado no México tem dimensões reduzidas, roda sistema operacional Windows (no Brasil ainda não foi definido), tem conexão à Internet, pacote Office, acesso a música e vídeo, jogos, mensagem e conexão VoIP.