Frente parlamentar deve focar trabalho na área de TI, diz Semeghini

0

O deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), que vai presidir os trabalhos da Frente Parlamentar Mista de Informática junto com o colega Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), disse nesta terça-feira (29/5), durante a criação da frente, que ela vai trabalhar em linhas específicas e que deve focar o trabalho na área de tecnologia da informação.

Ele destacou o pedido feito pelo Senado à Presidência da República para que as empresas participantes da Lei de Informática possam também desfrutar dos editais e dos recursos da Lei de Inovação. O parlamentar acredita que a Frente será um passo significativo de apoio à exportação de softwares e serviços em geral. "É importante a mobilização de todos e o apoio, por meio de debates, para o crescimento do setor."

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que abriu a solenidade de criação da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, disse acreditar que a participação dos parlamentares deve fortalecer as políticas e ações na área de informática no país. A Frente já conta com o apoio de 186 deputados e 15 senadores como membros fundadores, além de 44 ex-deputados e nove ex-senadores como membros colaboradores.

O ministro chegou a comentar a lacuna histórica que havia entre a política de Informática e de ciência e tecnologia, mas, hoje, segundo ele, "a realidade é outra e muito mais positiva". E também reconheceu a inércia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em relação a questões burocráticas, como a análise de processos, mas afirmou que ações já estão sendo efetivadas para melhorar a situação. "Estamos desenvolvendo junto aos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior um sistema on-line de integração e análise", disse.

Sobre mercado e crescimento do potencial brasileiro, o ministro informou que o MCT prepara uma legislação específica para o setor de software e que a produção de chips cresce. "Estamos recuperando o tempo e desenvolvendo um sistema nacional de produção de chips", ressaltou Rezende.

A Frente não é regimental e não faz parte da estrutura do Congresso Nacional, sua função é mobilizar parlamentares para atuar em prol de assuntos ligados ao desenvolvimento de políticas e ações na área da informática.

O deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), vai presidir os trabalhos junto com o colega Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Os coordenadores serão eleitos anualmente e terão a companhia de outros dois parlamentares, que nesta primeira gestão serão os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Renato Casagrande (PSB-ES).

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.