Empresas líderes vão além do alinhamento da TI ao negócio, aponta estudo

0

As empresas mais inovadoras na adoção de melhores práticas de prestação de serviços de TI ? sejam elas desenvolvidos na própria organização ou junto com parceiros ? são mais eficazes do que outras na obtenção dos resultados de negócios desejados, de acordo com nova pesquisa divulgada pela Unisys, que fornece serviços e soluções de tecnologia da informação,

De acordo com o levantamento, realizado a partir de entrevistas com 550 executivos de TI em todo o mundo, 139 empresas (25%) emergiram como líderes com base na sua eficácia de gestão dos recursos de TI para alcançar objetivos importantes de negócios. Segundo a Unisys, não surpreende que a amostragem tenha apresentado diferenças consideráveis entre as líderes e as demais na maneira como aplicam as práticas de TI e utilizam os relacionamentos de outsourcing para melhoria contínua, o que pode ser fundamental para prestar serviços de TI que atendam as metas de negócios.

O estudo mostra também que as organizações líderes concentram suas prioridades além da redução de custos ? considerada, normalmente, o principal fator de negócios das melhores práticas de TI. Segundo a pesquisa, as líderes têm maior probabilidade de olhar para fora da organização e recorrer a parceiros de outsourcing para aperfeiçoar suas melhores práticas.

Prioridades de negócios

Os entrevistados classificaram os seguintes resultados de negócios como os mais desejáveis para suas organizações:

– Redução dos custos: mencionada por todos os entrevistados (74%); mencionada pelos líderes em TI (83%);

– Satisfação do cliente/vendas adicionais de serviços: mencionada por todos os entrevistados (73%); mencionada pelos líderes em TI (87%);

– Fidelidade/retenção de clientes: mencionada por todos os entrevistados (73%); mencionada pelos líderes em TI (87%);

– Aumento da agilidade de negócios (capacidade de reação a oportunidades/ameaças): mencionado por todos os entrevistados (73%); mencionado pelos líderes em TI (87%);

– Aumento da produtividade: mencionado por todos os entrevistados (73%); mencionado pelos líderes em TI (87%);

– Aumento do lucro: mencionado por todos os entrevistados (70%); mencionado pelos líderes em TI (86%).

Os 139 entrevistados líderes em melhores práticas de TI valorizam mais os resultados dirigidos aos clientes do que o total de participantes da pesquisa. Embora todas as empresas tenham classificado a redução de custos como um resultado importante, os líderes, segundo a Unisys, optaram pelos resultados de valor, entre os quais satisfação dos clientes/vendas adicionais, fidelidade/retenção de clientes e aumento da agilidade de negócios, como os prioritários.

De acordo com o estudo, é compreensível que os líderes em TI também tenham considerado o estímulo à inovação e à criatividade um resultado de negócios mais relevante do que o restante da amostra: 81% dos líderes consideraram esses resultados muito importantes, em comparação com apenas 52% dos demais.

Três melhores práticas

Os líderes da pesquisa, mais amplamente do que as outras organizações no estudo, adotam três melhores práticas que consideram mais eficazes para usar a TI na promoção dos objetivos de negócios:

. Técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento;

. Metodologias de modelagem para gerenciar o desenvolvimento de soluções; e

. Modelos inovadores de prestação de serviços, como software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).

A tendência dos líderes em TI de se dedicar mais aos relacionamentos ? o que fica aparente na sua alta classificação da satisfação e retenção de clientes como resultados importantes de negócios ? se estende à maneira como as organizações prestam seus serviços, segundo a Unisys, para quem os líderes empregam um estilo diferente quando recorrem ao outsourcing. Eles afirmam que estabelecem parcerias com provedores externos para poder aproveitar o conhecimento desses parceiros na melhoria da prestação dos serviços, em vez de apenas tratá-los como fornecedores de um serviço.

Entre os líderes em TI, 48% disseram que seus parceiros de outsourcing aperfeiçoam as melhores práticas, em comparação com 39% das outras organizações.

A Unisys encomendou a pesquisa global de melhores práticas, que foi conduzida por meio da internet, no final de 2007, pelo IDG Research Services Group. Foram entrevistados 550 executivos de TI em quatro regiões: América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. As organizações representadas no estudo têm receitas superiores a US$ 1 bilhão nos Estados Unidos e a US$ 500 milhões no restante do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.