O presidente-executivo do BuzzFeed, Jonah Peretti, disse, na quarta-feira, 27, durante uma conferência de tecnologia do site de notícias Re/code que a companhia planeja realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas não especificou quando isso acontecerá. O anúncio do CEO surge após site, que faz sucesso publicando conteúdo viral na internet, ter sido avaliado em US $ 850 milhões.
Na verdade, o IPO há muito vem sendo aguardado pelos investidores. Criado em 2006, o BuzzFeed ganhou popularidade entre os jovens com conteúdos leves, suas listas fáceis de compartilhar, fotografias engraçadas e vídeos de gatos e outros animais. Nos últimos anos, o site aumentou seu conteúdo de notícias e vídeos, e passou a ter versões em francês, espanhol e português, escritórios nos EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, Índia e Brasil, com um modelo de negócios rentável baseado em conteúdo patrocinado.
Hoje, segundo Peretti, os vídeos do BuzzFeed têm mais de 1 bilhão de visualizações por mês, sendo que mais de 1,8 mil desses vídeos foram produzidos nos últimos 12 meses. "Estamos muito focados em alcançar um nível internacional [de vídeos], por meio de várias plataformas diferentes e construir a nossa empresa de vídeo", disse Peretti no evento.
No ano passado, o BuzzFeed recebeu uma rodada de investimentos, Série E, de US$ 50 milhões, do fundo de capital de risco Andreessen Horowitz.