Neutralidade de redes é defendida, mas com ressalvas

0

Durante debate do Seminário TELETIME Broadband, realizado nesta quarta-feira, 29, um dos pontos de consenso foi sobre a importância da neutralidade das redes de telecomunicações no fornecimento de Internet. Mas isso não significa reconhecer que há problemas.
Recentes pesquisas apontam que nos Estados Unidos o volume de dados gerado somente pelo NetFlix supera os 50% do tráfego das redes das operadoras de cabo em horários de pico. A média per capita mensal de seus usuários é de 11 horas. Outra operação over-the-top(OTT), como o YouTube, alcança um pico de 30% do volume de dados nessas redes, com 140 milhões de usuários únicos por mês e média mensal de 2 horas e 23 minutos, por usuário.
Mesmo diante desses números, Gil Torquato, presidente do UOL/Diveo, acredita que isso não deve servir de pretexto contra a neutralidade. "Se o negócio delas é telecom, que se preparem para o tráfego de dados", resume.
O procurador da Anatel, Marcelo Bechara, também defende a neutralidade de redes, porém lembra que as operadoras e provedores de conteúdo estão livres para alinhavar acordos comerciais. "Nenhuma barreira pode ser colocada à neutralidade, porém não há nenhum impedimento de parceria entre os dois. O tratamento (de utilização da rede) tem de ser isonômico; mas nada impede, do ponto de vista publicitário, um acordo entre provedores e teles. Existe até oferta de teles remunerando provedores", acrescenta.
O executivo do UOL/Diveo mantém uma postura contrária à participação das teles no negócio dos provedores de conteúdo. "Cada um no seu quadrado. Penalizar a empresa (de conteúdo) por estar conseguindo um bom tráfego não faz sentido. Quem vai navegar muito é o usuário. Aumente, então, o preço final do consumidor", acrescenta.
O diretor-geral do Terra, Paulo Castro, defende a neutralidade de rede, mas vê possibilidades de ajustes na relação com as teles. "Acho que a neutralidade de rede é uma virtude que deve ser preservada. Por outro lado, existe espaço para ofertas diferenciadas de qualidade de serviço quando isso fizer sentido", finaliza. O Portal Terra, vale lembrar, é controlado pela Telefônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.