TST refuta contratação de terceirizados por empresas de telecom

0

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) da 3ª Região reafirmou o entendimento de que a contratação de funcionários terceirizados por empresas de telecomunicações só pode ocorrer quando o trabalho for temporário, ou em funções que não tenham ligação direta com o ramo de atividade da empresa.
Nesta semana, a maioria dos ministros do TST da 3ª Região reconheceu o vínculo empregatício de um operador de Call Center junto à TIM Nordeste. O empregado era contratado por meio da empresa A&C Centro de Contatos, que prestava serviços à tele.
A posição do TST foi reforçada com base na súmula 331 do Tribunal, que restringe a contratação de PJs. De acordo com o documento, apenas serviços especializados como vigilância, conservação e limpeza e outros não relacionados à atividade fim do tomador do serviço pode ser terceirizada. Desta forma, os ministros entenderam que o trabalho em call center em empresas de telefonia se trata de atividade-fim.
Em seu voto, a relatora do processo, ministra Maria de Assis Calsing, afirmou que baseando se em dois dispositivos — artigo 25 da Lei nº 8.987/1995, que regulamenta a concessão de serviços públicos, e o artigo 94, inciso II, da Lei das Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997)—, as empresas de telecomunicações têm defendido a tese de que podem terceirizar todas as suas atividades, inclusive aquelas ligadas à sua atividade principal.
No entanto, a ministra disse acreditar que a interpretação destas legislações à luz do artigo 170 da Constituição Federal, que trada dos princípios gerais que regem a ordem econômica, invalida os argumentos da operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.