10 maneiras de tornar dados mais úteis e consumíveis

0

Assim como a maioria dos fabricantes, a indústria está nadando em dados que precisam ser consumidos rapidamente. Você está lidando com preços de produtos flutuantes e sensibilidade crescente aos preços, enquanto garante que está preparado para uma auditoria de qualidade ou de recall. Esses processos criam dados que, se usados adequadamente, podem se tornar um valioso recurso comercial e competitivo. Na realidade, é mais fácil falar em aproveitar sua inteligência de negócios e suas funções analíticas do que fazer. Mas pode ser diferente e mais produtivo, veja como:

  1. Democratize dados para capacitar seus usuários

Na era em que tudo acontece em tempo real, os dados que chegam vários dias (ou até horas) após a solicitação são bons? Os processos dos negócios digitais de hoje estão criando mais dados do que nunca, e os funcionários estão cada vez mais orientados por dados.

Já sobrecarregados, os departamentos de TI estão lutando para dar suporte a este novo paradigma, e a solução é dar acesso aos dados a mais pessoas. O usuários devem ser capazes de analisá-los, de modo independente para torná-los significativos, sem suporte adicional de TI. As interfaces visuais, junto com a capacidade de ver os dados em tabelas e gráficos e personalizar relatórios, são fundamentais para tornarem os dados, não apenas acessíveis, mas também valiosos. De acordo com a Nucleus Research, ao eliminar a necessidade de treinamento intensivo de análise e dar mais acesso aos trabalhadores a aplicativos simples, é possível obter ROI maiores em seus projetos.

  1. Filtre os dados que cada usuário recebe ao configurar as permissões

Nos dias atuais recebemos mais informações do que temos tempo para processá-las. Um estudo da IBM descobriu que 82% de executivos reconheceram o valor e a efetividade de integrar Big data e análise em seus negócios, no entanto, somente 24% deles acreditam que suas organizações possam lidar com o trabalho. Ao filtrar os dados por responsabilidade ou função, é mais provável que os funcionários selecionem somente os dados que realmente precisam para a realização dos trabalhos.

  1. Implemente fluxos de trabalho com base em seus processos de negócio

Conectar sua inteligência de negócios e análises de dados aos processos de negócios permite uma tomada de decisão rápida e proativa, além da padronização de processos. Assim evitamos erros custosos e criar trilhas de auditoria, aumentando ao mesmo tempo, a produtividade.

Por exemplo, as interrupções causadas por problemas climáticos e geopolíticos podem criar problemas de formulações ou afetar negativamente seus custos relacionados à energia. O ajuste de uma fórmula, exige a garantia de que as pessoas apropriadas aprovem a mudança. Com um sistema de fluxo de trabalho automatizado, cada pessoa que precisa aprovar uma ação é notificada automaticamente quando sua contribuição for necessária, recebe informações sobre qual ação precisa ser tomada e sobre o prazo de finalização dessa ação.

  1. Coloque à disposição alertas automaticamente baseados em eventos ou critérios pré-definidos

Os melhores dados são os úteis, e para transforma-los é preciso enviá-los diretamente aos usuários. Não os obrigue a procurar. Ofereça a informação, onde quer que eles estejam. Ao gerar alertas com base em eventos e critérios predefinidos, como quando o fornecimento de um ingrediente está acabando ou um equipamento está programado para manutenção, é possível obter dados relevantes para as pessoas que precisam, com o máximo de antecedência, e ainda evitar problemas.

No caso de um recall ou auditoria de qualidade, isto significa rastrear lotes individuais desde compras até fabricação e, por fim, na cadeia de suprimentos de produtos acabados. Se tiver problemas com um lote, todos os que podem solucioná-lo serão notificados imediatamente a respondê-lo.

  1. Incorpore tecnologias sociais

Demorou um tempo, mas as empresas finalmente estão começando a aceitar as tecnologias sociais e reconhecer a função importante que podem ter para tornar as informações mais valiosas.

A inteligência de negócios e as ferramentas analíticas estão particularmente adaptadas aos conceitos que agora migraram do mundo do consumidor.

  • A capacidade de "curtir" ou "seguir" pessoas, tópicos, ou até equipamentos: essas capacidades promovem o trabalho em equipe e a colaboração para garantir que a informação seja enviada de forma rápida e automática àqueles que precisam.
  • Os recursos de bate-papo oferecem uma maneira de capturar o conhecimento sobre a empresa e evitar com que as informações fiquem escondidas em caixas de entrada de e-mail e discos rígidos, locais onde a Harvard Business Review observou que, normalmente o conhecimento institucional fica perdido.
  • Recursos de busca empresarial: a busca permite com que os usuários encontrem rapidamente o que precisam e evitem se perder em um mundo de dados irrelevantes. Ao capturar esta informação e torná-la disponível para busca, você facilitará o conhecimento institucional a acessar, compartilhar e salvar.
  1. Ofereça acesso móvel às informações

De acordo com Mary Meeker, da Kleiner Perkins, hoje, 25% de todo o uso da internet são para contas móveis. E esse número só tende a crescer. Seus funcionários não estão presos às mesas, estão no chão de fábrica, no depósito, em ligações de vendas. Eles precisam estar conectados. Manipular dados e criar relatórios em um dispositivo móvel pode ser o que os funcionários precisam, mas a maioria ficará satisfeita simplesmente por ter acesso no início. Um método em fases, dará a você, tempo para implantar as políticas de segurança corretas e testar os ambientes.

  1. Escolha as soluções que ofereçam opções de implementação flexível, incluindo hospedagem em nuvem

A nuvem ajuda a reduzir os gastos de capital, a acelerar o acesso aos dados e simplificar a integração de solução; uma mudança para a nuvem também reduz o tempo gasto ao reagir às interrupções do serviço. Além de reduzir o custo total de propriedade e melhorar a segurança de dados.

  1. Selecione as ferramentas que se integram facilmente com os sistemas na empresa, independentemente do fornecedor

Há possibilidade de obter uma mistura de aplicativos internos, soluções prontas para uso e software empresarial personalizado, de modo moderado ou intenso. Integrar todos esses sistemas é problemático, você precisa de inteligência de negócios e sistemas analíticos que podem se integrar facilmente com seus sistemas de produção, sistemas de RH, sistemas de relacionamento com o cliente, entre outros, sem forçar a substituição ou personalizar os conectores de código. Esses sistemas devem se comunicar perfeitamente entre eles, para que você tenha uma fonte confiável de dados, que seja acessível a partir de qualquer lugar.

  1. Dê aos usuários o acesso para pré-criar análises e dados

Para as ferramentas analíticas atenderem às necessidades de sua empresa química, elas precisam trabalhar como o seu negócio trabalha. Escolha soluções que são desenvolvidas a partir de uma função específica em sua empresa (como finanças ou vendas) e que ofereçam modelos específicos ao segmento e relatórios previamente criados com base nos processos típicos de mercado e KPIs. Seus usuários terão ferramentas que falam seu idioma, já que trabalham com processos específicos para a indústria química, que podem ajudar a aumentar sua produtividade e seu compromisso.

  1. Ofereça uma visão em tempo real de seu negócio

Acompanhar as demandas do cliente e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a conformidade com as autorizações regulatórias precisa de uma visão em tempo real de todos os seus processos de negócios.

O equipamento que está na sua fábrica está funcionando de acordo com a especificação? Seus custos de energia estão flutuando tanto que você talvez precise repensar onde mantém suas fábricas de produção?

A tecnologia facilitou a classificação de Big data em conjuntos menores, mais úteis que, em troca, permitem dividir os silos comerciais e aumentar a visibilidade. Como resultado, você tem uma oportunidade maior que antes para criar uma visão abrangente de 360º, em tempo real de interação entre seus sistemas de cadeia de fornecimento, compra e transação. É possível encontrar um problema, isolá-lo, analisá-lo e descobrir a causa e identificar uma solução, antes que crie um gargalo.

Lisandro Sciutto, diretor sênior de produtos para a Infor LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.