Venda de ransomware na deep web ameaça a segurança corporativa

1

O ransomware é uma das modalidades de cibercrime que mais cresce nos últimos meses. O malware é capaz de infectar máquinas, criptografar dados e bloquear o acesso do usuário à máquina ou ao servidor, que só é liberado com uma chave de acesso, entregue a vítima após o pagamento de um resgate. De acordo com o McAfee Labs, as amostras de ransomware cresceram 169% em 2015 e o total de amostras do malware já somam quase 6 milhões.

Recentemente os cibercriminosos deram um passo a mais na evolução da ameaça e passaram a oferecer o Ransonware as a Service, ou seja, eles desenvolvem os malwares e os comercializam na deep web para pessoas que estão dispostas a espalhar a ameaça, mas não têm o conhecimento técnico necessário para desenvolvê-la. A facilidade de obtenção de lucro tem feito com que esta modalidade criminosa se espalhe rapidamente.

A evolução da computação em nuvem permite criar escalas e dar maior visibilidade a crimes como este, no qual pessoas em qualquer lugar do mundo pagam por ataques como serviço e compartilham o lucro na web. Assim as ameaças estão se tornando cada vez mais populares, mais acessíveis e muito mais perigosas.

Com a oferta disponível na deep web, pessoas mal intencionadas podem baixar os kits, realizar ataques e solicitar o pagamento de resgate às vítimas.  O autor da ameaça fica com uma porcentagem do valor do resgate e quem encomendou o crime fica com a maior parte do dinheiro. Espalhando ameaças em apenas algumas unidades por dia, os criminosos podem ganhar uma fortuna. E na maioria das vezes o resgate pedido não tem um valor abusivo, o que faz com que a vítima acabe cedendo à extorsão. É um negócio muito lucrativo.

Atualmente, o preço dos resgates solicitados pelos cibercriminosos variam entre 300 e 500 dólares, principalmente nos ataques voltados ao consumidor final e às pequenas empresas. No entanto, os ataques vêm crescendo rapidamente no segmento corporativo e as quantias pedidas nessas situações já somam milhares de dólares.

Na maioria dos casos as pessoas não sabem como reagir quando são vítimas de ransomware e acabam pagando o valor solicitado. Ter máquinas ou todo o sistema bloqueado por alguns dias ou mesmo algumas horas pode gerar prejuízos gigantescos nas empresas. Infelizmente as leis e autoridades ainda não estão preparadas para lidar com este modalidade criminosa e as vítimas acabam acreditando que pagar a valor pedido pelos hackers é o caminho mais fácil. Outra dificuldade é que os resgates são solicitados em bitcoins, o que mantém as identidades anônimas e dificulta muito o rastreamento dos criminosos.

O melhor a fazer para combater ataques de ransomware é se prevenir: manter uma cópia de segurança dos dados atualizada, ter muito cuidado ao acessar links, e-mails, pendrives e outros dispositivos externos não confiáveis, além de definir processos e ter um procedimento de segurança de alta disponibilidade, com soluções de endpoint capazes de realizar análise em tempo real para proteger de fato os servidores e dados relevantes para o negócio.

É altamente recomendável que a vítima não pague o resgate, primeiramente porque não há garantias de que o hacker irá reestabelecer o sistema bloqueado, já que estamos lidando com criminosos. E também porque a facilidade com que os infratores conseguem obter lucro acaba alimentando ainda mais a indústria do cibercrime.

*Márcio Kanamaru é diretor geral da Intel Security no Brasil.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.