Busca por voz é a tendência do metaverso e impacta no SEO

0

Metaverso é a palavra mais escutada e discutida nos últimos tempos, ou pelo menos, desde que Mark Zuckeberg divulgou que mudaria o nome de sua empresa para Meta. Em termos práticos, o metaverso faz uso de tecnologias de realidade virtual e aumentada para que o usuário possa imergir nessa nova realidade do novo admirável mundo. 

O filme Jogador nº1, dirigido por Steven Spielberg e inspirado no livro Ready Player One, de Ernest Cline, mostrou bem como isso funcionaria lá em 2018, quando estreou no cinema.  A narrativa se passa num mundo físico tão destruído que as pessoas escolhem viver dentro de seus consoles. Se você não viu esse filme, a nerd que habita em mim te convida a achar todas as referências e easter eggs do filme. Mas voltando ao foco, ele – em minha opinião – ilustra o que esperar do metaverso de alguma maneira. 

Um pouco mais à frente, no ano de 2019, nós vimos marcas como Louis Vuitton movimentar bilhões apenas com skins (nome dado às roupas no universo dos games) em jogos como League of Legends. Hoje, já é mais comum ter artistas fazendo shows em jogos como o Fortnite. Exemplos não faltam. Temos os norte-americanos Travis Scott, com mais de 14 milhões de fãs participando do show, e o DJ Marshmellow, com mais de 10 milhões. Meu sobrinho, inclusive, estava participando do show do Emicida no Fortnite há algumas semanas. Sempre na vanguarda, o rapper é o primeiro artista brasileiro a se apresentar na plataforma. 

Já ficou claro que o metaverso conta com eventos, desfiles, shows, produtos para os avatares e muito mais. O foco, acredito, seja uma nova forma de conexão social dentro de várias opções de mundos e realidades virtuais. Mas o que isso representa para o universo do SEO? Uma das previsões de tendência de SEO para 2022, feita pelo nosso co-fundador, João Lee, é o foco maior em buscas por voz. 

No cenário do metaverso, eu acredito que a tendência seja exatamente essa. Por mais que muitos óculos tenham diversas formas de teclado, a voz talvez seja o meio mais fácil para algumas pessoas buscarem seus desejos. 

Mas, considerando que estamos falando em buscar algo através das nossas vozes, podemos pensar que as famosas palavras-chave de cauda longa – que defendemos há anos como uma das melhores maneiras de levar uma boa experiência ao consumidor – é a melhor estratégia para esse novo tipo de vivência e da adoção de boas práticas de SEO. 

E é justamente aí que brilhará o time de SEO. E, se por acaso, esse time tiver ajuda de um mecanismo que crie páginas para longtail keywords de forma automática e escalável, melhor ainda. Mais do que nunca, devemos entregar a uma busca específica um resultado a altura dessa especificação. E na voz, isso será mais evidente. 

Outro aspecto importante a ser considerado diz respeito às assistentes de voz. Estas ferramentas ganharão ainda mais destaque com o metaverso, o que poderá impactar os buscadores e as métricas que usamos para medir desempenho. Mas este assunto é tema para um próximo artigo. 

 Carol Junqueira, Gerente de Marketing & Cultura da Simplex. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.