Embora tenha registrado uma pequena queda nas vendas no segundo trimestre deste ano, os tablets equipados com o Android mantiveram a liderança no mercado mundial. Entre abril e junho, o sistema operacional do Google totalizou 34,6 milhões de unidades embarcadas, um aumento expressivo de 87% na comparação trimestral anual. Com isso, o gigante das buscas foi responsável por 67% do market share no período.
Em segundo lugar aparece o iOS, da Apple, com 14,6 milhões de unidades, queda de 14% na comparação com o segundo trimestre do ano anterior. A fabricante também registrou recuo na participação de mercado, que caiu de 47,2% para 28,3%.
Apesar de classificado na terceira posição, o Windows, da Microsoft, viu as vendas de tablets saltarem de 200 mil unidades para 2,3 milhões, o que fez sua participação de mercado subir de 0,5% para 4,5%. Na sequência desponta o sistema operacional da Blackberry, com 100 mil tablets entregues e apenas 0,2% de share.
As remessas mundiais de tablets alcançaram 51,7 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 43% em relação a igual período de 2012, quando foram vendidos 36,1 milhões de equipamentos, segundo dados da Strategy Analytics. Quando desconsiderados os tablets "white-box" — que são fabricados por uma empresa e vendidos por outra, com a marca desta última — as vendas atingiram 36,2 milhões, 47% a mais que os 24,6 milhões do ano anterior.
Principais sistemas operacionais em tablets embarcados no segundo trimestre de 2013