A BlackBerry assinou nesta terça-feira, 29, acordo para aquisição da empresa alemã Secusmart GmbH, por um valor não revelado. O objetivo da fabricante com a compra é reforçar ainda mais suas ofertas de segurança móvel. A transação representa, na realidade, um retorno da BlackBerry às suas raízes já que vai possibilitar o desenvolvimento de tecnologia de segurança para smartphones voltada ao mercado corporativo.
A Secusmart, com sede em Düsseldorf, desenvolve tecnologia de criptografia para proteção contra espionagem e tem entre seus clientes os governos alemão e canadense. A tecnologia já funciona com o BlackBerry 10, que é usado até mesmo pela chanceler alemã Angela Merkel.
"Esta é uma tecnologia de alto valor agregado que eu poderia cobrar por… e [ela] aumenta muito a distância entre nós e os concorrentes", disse o diretor da BlackBerry, John Chen, em entrevista ao The Wall Street Journal. "Os governos e as empresas dependem cada vez mais da comunicação digital, tornando-os mais suscetíveis a ataques cibernéticos."
A Secusmart acredita que se juntar à BlackBerry vai impulsionar sua expansão e com o aumento da demanda por tecnologia para "combater a espionagem eletrônica e o roubo de dados", disse o diretor da Secusmart Hans-Christoph Quelle, em um comunicado.
A compra da Secusmart vem na esteira das incursões dos rivais da BlackBerry no mercado corporativo. No ano passado, a Samsung disse que o Departamento de Defesa dos EUA aprovou o uso de alguns seus dispositivos na rede do órgão e, no início deste mês, a Apple e a IBM anunciaram uma parceria para desenvolver aplicações móveis para grandes empresas. Alguns anlistas consideram a Apple e a IBM uma ameaça para a tentativa de retorno da BlackBerry ao mercado empresarial, por causa da grande base de clientes corporativos da IBM e da popularidade dos dispositivos da Apple.
Para Chen, a expertise da BlackBerry em segurança e suas atualizações tecnológicas para tornar a comunicação de mensagens e o software de gerenciamento de dispositivo móvel mais seguros e adaptáveis dão à empresa uma vantagem competitiva na conquista de negócios nas áreas de governo, empresas de serviços financeiros e instituições de saúde, entre outras.