Desafios e melhores práticas de negócios da Internet das Coisas

0

A ambiguidade parece envolver muitas palavras e frases do universo da tecnologia. Por exemplo, a expressão Internet das Coisas – o que isso significa e que impacto pode ter em nossas vidas e negócios? Se você pedisse a uma dúzia de pessoas que definissem o que IoT realmente significa, provavelmente receberia uma dúzia de respostas diferentes. Minha definição é simples: a Internet das Coisas é uma evolução da Internet original. Quando você pensa sobre isso, o conteúdo original da Internet foi inserido por pessoas, e os consumidores associados a esse conteúdo eram pessoas. O foco principal da Internet era pesquisa, operações de negócios/comunicações e um novo mercado para varejo e bens de consumo.

À medida que a tecnologia avança, a Internet será dominada por dispositivos e sensores que fornecem informações, análises e orientações para, em última análise, beneficiar consumidores e negócios. Esta é a Internet das Coisas (IoT). Dispositivos e sensores inter-relacionados que têm a capacidade de se comunicar e agir sobre dados com ou sem interação humana. Isso, por sua vez, levará a "coisas", como Smart Cities, Smart Roadways e Smart Factories, por exemplo.

Essa evolução do uso tradicional da Internet para a IoT oferece às empresas oportunidades e desafios. Nesta nova era, com bilhões de dispositivos e sensores projetados, as companhias enfrentarão muitos desafios do ponto de vista da tecnologia.

Por exemplo, cada dispositivo e sensor precisará de um endereço de rede para se comunicar. O protocolo original da Internet versão 4 (IPv4) pode suportar um máximo de 4 bilhões de endereços de rede. O Registro Americano para Numeração da Internet (ARIN) anunciou em setembro de 2015 que havia esgotado o endereçamento IPv4 para atribuir a clientes na América do Norte. Isso significa que muitas empresas vão precisar planejar a adoção do esquema de numeração do IPv6, que suportará significativamente mais endereços de rede, algo em torno de 52 trilhões de trilhões de endereços por pessoa.

Outra área é o planejamento e gerenciamento de segurança. Bilhões de dispositivos, sensores, fluxos de comunicação, computação e armazenamento associados estarão vulneráveis a ataques ou exploração. À medida que mais informações são coletadas, a quantidade de informações pessoais armazenadas aumentará. Muitos dos novos dispositivos e sensores não têm proteção básica contra hackers, portanto, um planejamento adequado para segurança e mitigação de risco será fundamental na implantação de soluções de IoT.

Um desafio adicional envolve o armazenamento e controle de dados. Todos esses novos dispositivos e sensores vão gerar quantidades significativas de dados, que precisarão ser armazenados e analisados. O planejamento desse armazenamento de dados e a análise serão fundamentais para a inovação contínua nos negócios.

Tudo isso é paralelo à jornada de transformação digital, usando tecnologias digitais para mudar um modelo de negócios e fornecer novas oportunidades de receita e geração de valor.

As companhias que adotam a IoT para informações, análises e ações que ela oferece terão uma vantagem competitiva no mercado. A Inteligência Artificial permitirá o aprimoramento de produtos, serviços e a experiência do cliente, além de fornecer um trampolim para a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. No entanto, as organizações não devem se apressar em implementá-la sem uma revisão completa de sua tecnologia atual e o que elas desejam alcançar com a IoT.

Embora alguns desses tópicos possam parecer assustadores, incorporar a IoT ao seu negócio é uma ação recompensadora e necessária para se manter competitivo. Estamos à beira de uma nova fronteira em tecnologia. Novas plataformas, como a Ethereum, que é baseada no Blockchain, continuarão evoluindo os recursos da IoT. O que sabemos hoje, vai mudar amanhã, pois é uma paisagem em evolução. Com o tempo, veremos mais possibilidades que não podemos conceber hoje. Dê uma olhada mais de perto na Internet das Coisas e certifique-se de que sua empresa está aproveitando o que o futuro reserva.

Daryl Atkinson, principal solutions architect da Getronics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.