Linx lança plataforma aberta para varejo automotivo

0

A Linx anuncia o lançamento da Linx Smart API, primeira plataforma totalmente aberta exclusiva para o varejo automotivo, que promete tecnologia flexível para integrar ferramentas e soluções de fornecedores diferentes, que sejam complementares ao negócio.

Tendência nos principais fóruns de tecnologia, a arquitetura aberta da plataforma permite que a comunicação entre sistemas seja estruturada de forma direta e fluida, com menor risco de erros humanos. Com a novidade, o varejista poderá desenvolver suas próprias soluções e produtos dentro da plataforma, customizando-as para seus clientes, e complementá-las com facilidades da Linx ou de outros parceiros, expandindo a gestão tecnológica do negócio.

Para Renato Lass, diretor de novos negócios do segmento automotivo da Linx, o lançamento marca um novo momento de empoderamento do dono do negócio, tornando-o mais autônomo em suas criações, ao mesmo tempo em que dá o suporte para sanar as dores do setor, integrando outras soluções do mercado e do ecossistema. "O varejo automotivo está passando por um processo constante de mudanças, e a digitalização e implementação de novas soluções exige maior esforço. Por isso, escolhemos justamente este nicho para trazer um novo conceito de plataforma para o varejista, com mais liberdade, flexibilidade e menos complexidade para evoluir a solução para as novidades tecnológicas do futuro. É uma forma amigável para o varejo se digitalizar de vez, melhorando o atendimento ao cliente e a gestão do negócio a partir da integração de todas as suas operações, franquias e fornecedores em um único sistema, com a Linx como parceira durante todo o processo, e não apenas como fornecedora", afirma Lass.

A estrutura em API permitirá a disponibilização de um catálogo de soluções flexíveis para os clientes, com evolução constante dos módulos e facilidade e agilidade na ativação de integrações, sempre em conformidade com a LGPD. "Pela primeira vez, o varejo automotivo terá a possibilidade de escolher e utilizar APIs para criar soluções personalizadas para o seu negócio, além de poder trocar informações entre as equipes desenvolvedoras de outros aderentes à solução. Estamos criando um ambiente tecnológico colaborativo no varejo", ressalta Lass.

A Linx espera que a solução tenha uma aderência rápida no mercado e que acelere a transformação digital do setor. Durante a fase de desenvolvimento da solução por exemplo, a Linx Smart API já foi negociada e está em implementação para mais de seis clientes. "O mercado está em busca de soluções simples e abertas. Temos certeza de que o setor automotivo será apenas o início de uma revolução na infraestrutura tecnológica do varejo como um todo", afirma o executivo.

Com a solução em nuvem, as áreas de tecnologia das empresas automotivas poderão mudar o foco de gestão de hardware e infraestrutura para inovar e trabalhar em novos aplicativos.  A Linx Smart API também permitirá o monitoramento de performance e segurança, desenvolvimento de customizações para a carteira de clientes, fórum de desenvolvedores e suporte completo de times da Linx. "Esse fórum funcionará como um espaço de colaboração, no qual desenvolvedores poderão cocriar e trocar experiências. A partir disso, podem surgir ideias e parcerias novas com o objetivo de inovar. De um lado, teremos a conexão entre pessoas que buscam transformar esse segmento automotivo e, do outro, a Linx dará o suporte para construir soluções robustas e transformadoras", acrescenta o executivo.

Catálogo da solução

Para o lançamento, a solução já disponibiliza cerca de duas mil APIs para a seleção do cliente no sistema. O varejista automotivo poderá escolher implementar funções dedicadas a áreas estratégicas do negócio, como Gestão, com funções administrativas e fiscais e de gerenciamento de veículos, peças e oficina; Veículos, com gestão de showroom, CRM e leads; Oficina, com módulos de gestão do fluxo de trabalho e agendamento; Peças, com funcionalidade dedicadas a gestão do balcão de vendas específico para cada tipo de loja; entre outros. Na prática, para o varejista – seja concessionária ou centro automotivo, até loja de autopeças ou multimarcas –, isso significa que ele poderá escolher os módulos que mais se adequam ao seu negócio e otimizar as implementações necessárias para evoluir a operação a longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.