Painel destaca a importância da automação de processos e RPA

0

Tipicamente os Centros de Serviços reúnem as atividades de suporte do negócio, além de funções administrativas que se espalharam pela empresa à medida que o negócio se expande em volume ou cobertura geográfica. Com a evolução dos serviços dentro das empresas, os Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e os COE (Center of Excellence) são responsáveis por manter padrões de qualidade, automatizando uma variedade de tarefas, quer sejam de front office quanto de back office.

A maioria dos processos de negócios nas empresas de forma geral passam por essa transformação, antes centradas em papéis para uma versão digitalizada, onde em muitos desses processos são automatizados com o uso de RPA. O tema fez parte um painel da 4ª edição do RPA – Robotic Summit, que aconteceu nesta quarta-feira, 28, promovido pela TI Inside.

Nesta perspectiva, a amcom, empresa que atua do core ao digital das companhias, realiza uma grande oferta de serviços a fim de otimizar processos internos de seus clientes com o alinhamento entre tecnologia, metodologias e práticas ágeis.

"Dentro dessa dinâmica em que as empresas precisam agilizar seus processos internos para se comprometer como o core de seu business oferecemos serviços do Centro de Excelência (CoE), para preparar a organização de como lidar com os impactos decorrentes da chegada das inovações usando para isso tecnologia de automação e dessa forma elevando sua maturidade", explicou o diretor executivo da amcom, Rodrigo Strey.

Segundo ele, seja qual for a empresa ou sua linha de negócios, ao utilizar serviços de automação, três focos são importantes para o resultado: os processos, as pessoas e o foco nos resultados. " O que acontece na maioria dos casos é que as empresas precisam buscar a otimização de processos internos para se destacar no  mercado e gerar cada vez mais valor. Com o alinhamento entre tecnologia, metodologias e práticas ágeis, é possível que as áreas que sustentam a operação façam mais e melhor", disse. "E para isso toda uma análise tem de ser feita para que os resultados sejam mais que satisfatórios. O mapeamento dos processos, análise dos os fluxos das tarefas, a otimização, a automação, o aprimoramento das atividades, a velocidade, a competitividade, por exemplo, são passos dentro dessa escalada".

Como explicou, o Centro de Excelência oferece suporte imediato para empresas que buscam a maturidade de seus serviços e prepara empresas para seus planos de automação e amadurecimento organizacional. "Nivelar a orquestração de pessoas, ferramentas e processos, bem como, capacitar o time com as novas tecnologias, além de gerenciar as mudanças e atualizações sem prejudicar o desempenho de nenhum setor é tendência da abordagem do CoE. Estabelecer direções gerais para unificar políticas, processos e culturas, combinando a rotina de RPA com os objetivos e as expectativas da própria empresa são metas a serem perseguidas", concluiu.

Pedro Martins, coordenador do MBA em CSC da Universidade Presbiteriana Mackenzie falou sobre o desenvolvimento dos Centros de Serviços Compartilhados diante das perspectivas de metodologia ágil e da automação.

Segundo o professor, o desenvolvimento ágil de processos tem ganhado cada vez mais relevância, já que o mercado atual exige que os modelos de gestão acompanhem as mudanças no comportamento do consumidor e as tendências da tecnologia, especialmente em momentos de disrupção como este imposto pela pandemia. Por isso, as empresas veem na filosofia ágil, uma forma de otimizar seus processos e potencializar suas entregas, minimizando riscos e garantindo a satisfação do cliente.

O futuro pertence às empresas que conseguem explorar o potencial do conhecimento de seus processos.", salientou Martins, "A transformação dos processos de trabalho e das pessoas dentro das organizações para conseguirem um conjunto capaz de desempenho superior são trarão inegáveis os benefícios ", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.