Tipicamente os Centros de Serviços reúnem as atividades de suporte do negócio, além de funções administrativas que se espalharam pela empresa à medida que o negócio se expande em volume ou cobertura geográfica. Com a evolução dos serviços dentro das empresas, os Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e os COE (Center of Excellence) são responsáveis por manter padrões de qualidade, automatizando uma variedade de tarefas, quer sejam de front office quanto de back office.
A maioria dos processos de negócios nas empresas de forma geral passam por essa transformação, antes centradas em papéis para uma versão digitalizada, onde em muitos desses processos são automatizados com o uso de RPA. O tema fez parte um painel da 4ª edição do RPA – Robotic Summit, que aconteceu nesta quarta-feira, 28, promovido pela TI Inside.
Nesta perspectiva, a amcom, empresa que atua do core ao digital das companhias, realiza uma grande oferta de serviços a fim de otimizar processos internos de seus clientes com o alinhamento entre tecnologia, metodologias e práticas ágeis.
"Dentro dessa dinâmica em que as empresas precisam agilizar seus processos internos para se comprometer como o core de seu business oferecemos serviços do Centro de Excelência (CoE), para preparar a organização de como lidar com os impactos decorrentes da chegada das inovações usando para isso tecnologia de automação e dessa forma elevando sua maturidade", explicou o diretor executivo da amcom, Rodrigo Strey.
Segundo ele, seja qual for a empresa ou sua linha de negócios, ao utilizar serviços de automação, três focos são importantes para o resultado: os processos, as pessoas e o foco nos resultados. " O que acontece na maioria dos casos é que as empresas precisam buscar a otimização de processos internos para se destacar no mercado e gerar cada vez mais valor. Com o alinhamento entre tecnologia, metodologias e práticas ágeis, é possível que as áreas que sustentam a operação façam mais e melhor", disse. "E para isso toda uma análise tem de ser feita para que os resultados sejam mais que satisfatórios. O mapeamento dos processos, análise dos os fluxos das tarefas, a otimização, a automação, o aprimoramento das atividades, a velocidade, a competitividade, por exemplo, são passos dentro dessa escalada".
Como explicou, o Centro de Excelência oferece suporte imediato para empresas que buscam a maturidade de seus serviços e prepara empresas para seus planos de automação e amadurecimento organizacional. "Nivelar a orquestração de pessoas, ferramentas e processos, bem como, capacitar o time com as novas tecnologias, além de gerenciar as mudanças e atualizações sem prejudicar o desempenho de nenhum setor é tendência da abordagem do CoE. Estabelecer direções gerais para unificar políticas, processos e culturas, combinando a rotina de RPA com os objetivos e as expectativas da própria empresa são metas a serem perseguidas", concluiu.
Pedro Martins, coordenador do MBA em CSC da Universidade Presbiteriana Mackenzie falou sobre o desenvolvimento dos Centros de Serviços Compartilhados diante das perspectivas de metodologia ágil e da automação.
Segundo o professor, o desenvolvimento ágil de processos tem ganhado cada vez mais relevância, já que o mercado atual exige que os modelos de gestão acompanhem as mudanças no comportamento do consumidor e as tendências da tecnologia, especialmente em momentos de disrupção como este imposto pela pandemia. Por isso, as empresas veem na filosofia ágil, uma forma de otimizar seus processos e potencializar suas entregas, minimizando riscos e garantindo a satisfação do cliente.
O futuro pertence às empresas que conseguem explorar o potencial do conhecimento de seus processos.", salientou Martins, "A transformação dos processos de trabalho e das pessoas dentro das organizações para conseguirem um conjunto capaz de desempenho superior são trarão inegáveis os benefícios ", disse.