Procon-SP quer proibir pagamento de delivery na entrega

0
O Procon-SP estuda medidas para que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery estabeleçam que os pagamentos sejam feitos apenas de forma online – cobranças no ato da entrega ficariam proibidas. A iniciativa acontece diante do aumento observado nos casos de golpes aplicados por entregadores.
O Procon-SP registrou um aumento de mais de 136% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de apps de comida. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats, no mesmo período do ano passado foram 144. Até o mês de julho deste ano, Ifood teve 123 reclamações, Rappi, 124 e Uber Eats, 94. Veja os dados completos aqui https://bit.ly/3l9gcA9
Os consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores ao preço correto e que só percebem o golpe após a entrega ter sido feita e o pagamento ter sido efetivado. Questionam ainda que, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.

"Diante da explosão de golpes aplicados na entrega de mercadorias por delivery, o Procon-SP estuda medidas para que as empresas proíbam qualquer tipo de cobrança por cartão no ato da entrega", avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "Como medida de prevenção, o Procon-SP já vem orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online e nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria", explica.

Recentemente foi divulgado pela imprensa um vídeo de uma senhora recebendo uma entrega de comida em casa; sem a consumidora perceber, o entregador filma a frente e o verso do cartão enquanto afirma que está aguardando o sinal para conseguir fazer a cobrança. O entregador também se oferece para iluminar a máquina enquanto a senhora digita a senha. Entenda como o golpe é aplicado na animação produzida pela assessoria de comunicação do Procon-SP https://youtu.be/INuM-lnSBLs

Valores reclamados

Os valores reclamados pelos consumidores ultrapassam 1,3 milhão de reais. Até julho deste ano, a soma dos valores foi de mais de 650 mil reais, sendo 289 mil do Ifood, 253 mil do Rappi e 110 mil do UberEats. No mesmo período de 2020, esse valor foi de mais de 695 mil – 437 mil do Ifood, 232 mil do Rappi e 25 mil do UberEats.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.