O SAS, líder mundial em analytics e IA, anunciou nesta quinta-feira, 29, que pretende estar pronto para uma oferta pública inicial (IPO) até 2024. Sob a liderança de seus cofundadores, Jim Goodnight e John Sall, o SAS alcançou força financeira, valor de marca e liderança de mercado para tal movimento, e era uma das últimas gigantes de tecnologia de capital fechado.
Para se preparar para o IPO, o SAS dará início a medidas como aperfeiçoamento da estrutura de relatórios financeiros, otimização de certos processos operacionais e maior foco em segmentos de sua plataforma nos quais a empresa possa manter o sucesso e o crescimento em prol de seus stakeholders. Assim, o SAS continua investindo de modo significativo e desenvolvendo ainda mais suas capacidades de inteligência artificial e soluções e softwares de advanced analytics, para continuar atendendo às necessidades dos clientes e ampliar sua liderança em um mercado em crescimento, altamente competitivo e cada vez mais dinâmico.
"Ao caminharmos em direção à preparação para o IPO, criamos novas oportunidades para que funcionários, clientes e parceiros, além da comunidade SAS, participem do nosso sucesso, garantindo o futuro mais brilhante possível para todos nós", disse Jim Goodnight, cofundador e CEO do SAS. "Como organização, nosso caminho é seguro, com um crescimento sustentável que se desenvolve sobre a marca e a tecnologia confiáveis que criamos. Construímos uma base operacional e financeira forte, que nos prepara para um futuro ainda melhor. Agora, é hora de iniciar o próximo capítulo".
O SAS oferece soluções de IA e analytics com softwares e serviços para uma base de clientes fiéis da lista Global 2000, da Forbes. A presença de longa data da empresa no mercado, liderando soluções e plataformas de analytics, assim como a confiança na marca, a tornaram a fornecedora preferida em muitas indústrias, especialmente em serviços financeiros, serviços profissionais, órgãos públicos e serviços de saúde. O SAS atuou e prosperou em diversos cenários de mercado, posicionando-se como líder incontestável em advanced analytics e IA, e o único fornecedor nomeado líder no Quadrante Mágico do Gartner para Ciência de Dados e Plataformas de Machine Learning em todos os oitos anos desde que o relatório foi publicado pela primeira vez.
Em 2020, o SAS gerou aproximadamente US$ 3 bilhões em receita e alcançou seu 45º ano consecutivo de rentabilidade. A empresa também atingiu um crescimento de receita de 8,4% no primeiro semestre de 2021, o que demonstra o aumento da necessidade de dados e análises para responder e se recuperar dos efeitos catastróficos da pandemia. O SAS espera continuar reforçando sua estrutura financeira nos próximos anos enquanto se prepara para uma possível abertura de capital.
Há muito tempo, o SAS está na vanguarda da cidadania corporativa e da inovação social, ajudando clientes a tomarem decisões que fazem do mundo um lugar melhor, com um futuro mais sustentável. Apoiando energias limpas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e usando seu próprio software para abordar questões econômicas, sociais e ambientais, o SAS combina tecnologia e ativismo para nortear estratégias comerciais e climáticas.
Por meio de parcerias com clientes, grupos industriais, organizações sem fins lucrativos, órgãos públicos e organizações globais, as soluções de analytics do SAS são aplicadas para atender às necessidades mais urgentes do mundo, desde a preservação e proteção do meio ambiente até o fortalecimento da educação, a redução do sofrimento humano e a construção de uma sociedade mais justa.
A empresa é reconhecida, continuamente, em todo o mundo, como uma das melhores empresas para trabalhar e é pioneira na cultura do ambiente de trabalho pelo expressivo senso de construção de comunidade corporativa e por seu compromisso com os funcionários.
Goodnight continua: "Ao longo dos anos, o SAS construiu uma reputação de inovação com foco absoluto no cliente e um forte senso de identidade corporativa. Conforme trilhamos nosso caminho para nos preparar para o IPO, continuaremos investindo na nossa marca e em nossa plataforma, priorizando nossos valores e capacitando clientes para que eles resolvam os seus problemas mais complexos".