Sab Company conclui projeto para atendimento remoto a clientes

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A Sab Company, uma das maiores empresas brasileiras de comércio internacional, acaba de concluir a implementação da plataforma de acesso remoto adquirida da Citrix Systems, que possibilitou a substituição das estações de trabalho da empresa por thin clients, além da criação de programas de mobilidade para trabalho em casa ou no cliente. A companhia investiu na aquisição de 70 licenças do Citrix Presentation Server 4 e em servidores.

De acordo com o diretor de TI da Sab Company, Adriano Aquino, o objetivo inicial do projeto foi eliminar a necessidade de renovação do parque de máquinas, que era feita a cada três anos. ?Em 2003, a aquisição de novas estações de trabalho foi subsidiada parcialmente pelos recursos da venda dos equipamentos usados para os funcionários. Com a solução Citrix, colocamos um breque nesse paradigma?, destaca o executivo.

A implementação abrange as nove unidades da empresa, entre elas os escritórios na capital paulista, dois armazéns instalados em Barueri, na Grande São Paulo, e em Serra, no Espírito Santo, assim como os escritórios de Cariacica, também no estado capixaba, e Itajaí, em Santa Catarina. Cerca de cem thin clients da fabricante Wyse e Init foram distribuídos por essas unidades, sendo que 70 delas contam com acesso via virtualização Citrix a aplicativos como o ERP da empresa, MS-Office, Internet Explorer e o sistema de impressão de notas fiscais.

?Tanto nos escritórios remotos como na matriz, a solução Citrix proporciona uma experiência mais fluente de acesso aos aplicativos, com uma resposta mais rápida para o usuário por meio das conexões MPLS de 512 Kbps atuais?, afirma Aquino. ?Além disso, a vida útil de um terminal thin client chega a 10 anos, minimizando o trabalho operacional e gasto na substituição das máquinas e no gerenciamento.?

Independentemente de onde estejam os funcionários têm acesso às mesmas informações e aplicativos disponíveis na empresa, o que motiva programas-piloto de trabalho remoto, quer seja no cliente ou em casa. Segundo Aquino, a nova solução torna ainda mais ágil o atendimento das demandas dos clientes da Sab Company, mesmo quando o colaborador estiver fora do escritório. ?Com Citrix, as ferramentas de trabalho estão ainda mais acessíveis, sempre que necessário, por uma conexão web?, acrescenta.

Com um parque de três servidores IBM com plataforma Microsoft Windows Server 2003 rodando o Presentation Server 4 e os aplicativos disponibilizados, a Sab Company diminuiu o tempo de distribuição e atualização de softwares. ?O patch distribuído é um processo sujeito a erros que só são identificados tarde demais, com o usuário ligando para o help desk; hoje, a atualização é feita diretamente nos servidores para que até 70 usuários tenham acesso à última versão do software?, aponta o diretor de TI da Sab Company. O tempo para atualização de uma solução nos terminais com Citrix foi reduzido.? Antes era de um fim de semana e agora é feito em poucas horas.?

A adoção da solução também trouxe um impacto positivo ao suporte. ?A equipe de TI dá suporte de software de qualquer lugar e a substituição de um equipamento defeituoso é feita em minutos, em comparação às duas horas antes necessárias para realizar várias configurações locais?, ressalta Aquino.

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