A fabricante de chips AMD anunciou na terça-feira, 28, a contratação do ex-pesquisador da Intel, John Gustafson, como novo arquiteto-chefe da divisão de processadores gráficos. O executivo assume o cargo anteriormente ocupado por Eric Demers, que foi contratado pela Qualcomm em maio.
Gustafson será responsável por definir o roadmap de produtos, que incluem os chips de processamento gráfico (GPU, na sigla em inglês) das linhas FirePro e Radeon. O executivo terá como desafio fazer a empresa a crescer nos mercados de processadores gráficos e virtualização, conforme comunidado da companhia. Ele ficará baseado na sede da AMD, em Sunnyvale, na Califórnia.
Há 35 anos na indústria de computação, Gustafson ocupou o cargo de arquiteto sênior da Intel Labs, divisão de pesquisas da Intel. Ele também é o autor da “Lei de Gustafson”, que prova que o paralelismo entre processadores pode ajudar a resolver grandes problemas. Segundo ele, sua lei é uma reavaliação de Lei de Amdahl, que ajuda a compreender o desempenho máximo de um sistema de computação paralela com base em certos modelos.