Unimed Santa Catarina diminui tempo de desenvolvimento

0


A Unimed Santas Catarina começou a utilizar a ferramenta GeneXus em 1995, quando sentiu a necessidade de trocar o sistema de gestão. “Constantemente ocorriam quebras de índices. Muitas vezes, o sistema ficava inoperante por até dois dias. Com isso foi necessário buscar outra solução”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Unimed Santa Catarina, Carlos Kormann.

Em 2012, a Unimed Santa Catarina, que completa 30 anos de atuação, ao longo desses anos conquistou mais de 800 mil clientes, 5 mil médicos, mil clínicas credenciadas, cerca de 400 laboratórios, sete hospitais próprios e mais de 200 hospitais credenciados, motivo pelo qual a cooperativa desenvolve agora o Sistema de Gestão Unimed (SGU) 2.0.

Segundo Kormann, este sistema representa um novo conceito de processamento operacional. “A solução nos proporciona maior integridade, segurança, agilidade e qualidade na execução das rotinas de conferência e auditoria das contas médicas. Além disso, com a utilização desse sistema a Unimed atende as expectativas de seus clientes, evitando o retrabalho e garantindo maior rapidez no dia a dia e segurança nas informações”.

Ele é composto por vários módulos: Cadastro, Operacional, Faturamento, Pagamento, ANS, BI, entre outros. Utilizado por 16 unidades da Unimed, o SGU 2.0 está em fase de implantação em outras seis cooperativas, inclusive de outros estados. Kormann destaca que com todas as implantações realizadas, o sistema terá mais de 900 usuários.

“O SGU 2.0 está em constante evolução, tanto em função das mudanças impostas pela legislação como pelo negócio da Unimed, que é muito dinâmico. E é aí que o GeneXus mostra as suas vantagens. Com uma equipe relativamente pequena de desenvolvedores, todas as alterações no sistema são efetuadas minimizando ao máximo o tempo de desenvolvimento e seguindo os padrões de qualidade impostos pelo mercado de software. Além disso, os desenvolvimentos podem ser subdivididos, ou seja, feitos por funcionalidades, não necessitando que todo o módulo esteja finalizado”, ressalta Kormann.

O coordenador de TI da Unimed Santa Catarina conta que GeneXus alia simplicidade na programação com o melhor que a tecnologia de software pode oferecer. “Com mais de 2 mil objetos em sua base de conhecimento, toda integridade do relacionamento entre programas, tabelas e atributos, é controlada facilmente pelo software. Devido a essas facilidades, a ferramenta se encaixou perfeitamente na evolução do SGU 2.0, aliando a rapidez do desenvolvimento com o dinamismo dos negócios de uma operadora de saúde”.

Outro grande diferencial, segundo Kormann, é que a ferramenta possibilita a troca da linguagem do código fonte final e/ou do banco de dados. “Basta parametrizar algumas configurações e a ferramenta converte os programas, adaptando-os a nova linguagem ou banco de dados escolhido. Em pouco tempo o processo é finalizado. Outro ponto que nos deixa bastante otimista é sua evolução constante. Sempre aprimorando suas funcionalidades e se adaptando as tendências do mercado, o que nos dá a certeza que os sistemas desenvolvidos internamente também poderão evoluir com o melhor que a tecnologia pode oferecer”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.