O ponto de troca de tráfego IX.br (Brasil Internet Exchange) de São Paulo, iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), teve sua estrutura aprimorada por meio da assinatura de um acordo com a Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão. O acordo entre as organizações permitiu a reformulação do ponto de acesso (PIX) da Equinix em Tamboré, em Barueri, ao IX.br de São Paulo, com a alocação de novo espaço e a instalação de novos equipamentos que ampliam a qualidade e robustez da infraestrutura, que permitirão agregar uma grande quantidade de participantes ao IX.br de São Paulo.
As mudanças atendem a novos padrões adotados pelo NIC.br para que o IX.br (PTT.br) de São Paulo continue em crescimento, com qualidade, sem prejuízo para a infraestrutura. As instalações passaram a contar com um espaço confinado dentro do SP2, data center da Equinix em Tamboré, acessado exclusivamente pela equipe do IX.br, que permite que novos participantes possam se conectar com segurança e neutralidade. É uma maneira de organizar os participantes conectados por meio do PIX, e de manter a área exclusiva ao IX.br estável e menos suscetível a problemas.
"Estamos comprometidos com a qualidade do IX.br. Essas ações caminham no mesmo sentido do investimento feito pelo NIC.br para construção de data center próprio, o que também proporciona maior robustez ao IX.br. Por ser um dos maiores pontos de troca de tráfego do mundo, é necessário que toda a infraestrutura siga recomendações de nível internacional. Nesse sentindo, anunciamos no IX (PTT) Fórum 9, realizado em 2015, a necessidade de que as conexões dentro dos data centers aconteçam de forma estruturada, que permitam o crescimento das instalações. Os clientes da Equinix já começam a sentir maior agilidade no atendimento à conexão ao IX (PTT) e hoje a infraestrutura da Equinix será utilizada como referência para os demais PIXs", destaca Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.
"Nossos sites foram construídos sob o conceito de neutralidade e suportam o posicionamento da Equinix como uma plataforma de interconexão mundial, por isso ficamos felizes e continuaremos apoiando todas as iniciativas de troca de tráfego como essa do IX.br", afirma Nelson Mendonça, diretor de Operações da Equinix no Brasil. "Além disso, segundo o estudo A Empresa do Futuro, até 2017, 84% dos líderes de TI utilizarão infraestruturas em que a interconexão estará no centro de suas decisões. Isso mostra que a parceria entre Equinix e NIC.br está seguindo ao encontro dos próximos desafios do setor de tecnologia", completa.
O IX.br promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. Com pico de tráfego total de 1,6 terabit por segundo, as 25 localidades do IX.br ultrapassaram 100% de crescimento em um ano. Entre as vantagens dos Internet Exchanges estão a redução na latência (tempo necessário para obter um conteúdo da internet), a organização da infraestrutura de rede da internet e racionalização dos custos, uma vez que o tráfego é resolvido direta e localmente e não por meio de redes de terceiros.