RNP cria centro para monitorar em tempo real ataques cibernéticos

0

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) lançou nesta terça-feira (29) o Centro de Operações em Segurança (SOC – Security Operation Center), que vai monitorar em tempo real ataques cibernéticos a universidades, instituições de pesquisa e hospitais universitários. O lançamento foi no Fórum RNP, principal evento da entidade, que acontece até quinta-feira (31), em Brasília.

Localizado em Brasília, o SOC-RNP terá a capacidade de monitorar em tempo real as principais ameaças cibernéticas ao Sistema RNP, que atende mais de 500 instituições e mais de 4 milhões de usuários. O Centro permitirá responder aos incidentes de segurança de forma mais imediata, além de criar a capacidade de gerar inteligência de ameaças e possibilitar maior visibilidade do cenário de cibersegurança.

"Hoje, mais do que antes, é importante não apenas corrigir e intervir em incidentes, mas também antever e prever. O SOC-RNP é um modelo que está sendo inaugurado. E a nossa meta em 3 anos é ter outros 6 centros regionais operando em conjunto, para que possamos ter um sistema robusto para antecipar, prever e nos apoiar a ter um ambiente seguro na rede acadêmica brasileira", ressaltou Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Manoel Rebelo Fernandes, destacou que a segurança cibernética das instituições de ensino e pesquisa também têm papel na soberania nacional. "Em torno da rede da RNP transmitimos não só informação, mas sobretudo conhecimento e desenvolvimento. É fundamental ter segurança para que a rede opere, mas é fundamental também do ponto de vista da soberania. Soberania não só do Brasil, mas também uma que viabilize a integração latino-americana", afirmou.

O SOC-RNP visa contribuir para a melhoria da segurança de todo o ecossistema de ensino, pesquisa e inovação. Dados da Check Point Research mostram que as instituições desta área sofrem cerca de 2.170 ataques digitais semanais em todo o mundo.

"A RNP é uma instituição ligada ao setor público diretamente. Tem uma responsabilidade imensa. E este passo que está sendo dado é muitíssimo importante para não só dar garantia às nossas instituições, mas também ao projeto de desenvolvimento do nosso país. Acho que é um momento muito importante para a RNP e sobretudo para a Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil", explicou Inácio Arruda – secretário de C&T Para o Desenvolvimento Social do MCTI.

O trabalho do SOC-RNP vai complementar o que já é realizado pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), criado pela RNP há 26 anos, e responsável pela segurança cibernética das instituições conectadas.

"As ameaças e vulnerabilidade só aumentam e ao mesmo tempo a demanda por um serviço como esse se torna maior. Tenho certeza que, em pouco tempo, esse serviço vai se tornar muito mais robusto e oferecer uma gama de outras funções que vão ser de grande valia para as universidades, ao permitir que a gente durma mais tranquilo sabendo que uma equipe da RNP irá cuidar da segurança institucional de nossos órgãos", apontou Fábio Campelo, subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação.

??O SOC-RNP também tem o compromisso de contribuir com a comunidade, promovendo as melhores práticas de segurança e compartilhando conhecimentos de operação em segurança com instituições como a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedClara) e o Grupo de Trabalho de Segurança Regional das Redes Acadêmicas de Latam e Caribe (eduLACSEG).

Além de Simões, Fernandes, Arruda e Campelo, participaram do lançamento Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais De Amparo À Pesquisa (Confap); Carla Simone Pires, diretora de TI na IFSUL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense); Andrés Menéndez, Diretor de TI da UFS (Universidade Federal de Sergipe) e Presidente do CGTIC (Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação); e o especialista em segurança da informação André Landim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.