Com o intuito de gerar receitas com a MySQL, empresa adquirida em fevereiro passado por US$ 1 bilhão, a Sun Microsystems inicia uma força-tarefa para identificar os usuários de banco de dados MySQL, baseado em código aberto, para os tornarem rentáveis, por meios de contratos de suporte, licença e serviços.
O presidente da empresa, Rodolfo Fontoura, apontou que muitas empresas utilizam o banco de dados MySQL no Brasil, entre eles o Paggo, empresa de mobile payment da Oi. "É difícil encontrarmos uma empresa que não use o MySQL, inclusive empresas de grande porte", afirmou, citando uma grande rede de varejo do Brasil, sem mencionar o nome. "Estamos identificando os donwloads e as empresas que estão usando o MySQL, assim como os parceiros, para depois vermos como agiremos", complementou o execuivo.
O MySQL tem cerca de 10 milhões de usuários no mundo, responsáveis por cerca de 20 donwloads por ano cada um, mas segundo Kaj Arno, vice-presidente mundial da Sun para o MySQL, o número de contratos corporativos está na casa dos cinco dígitos.
Com a aquisição do MySQL, a Sun passou a incorporar um mercado que movimenta cerca de US$ 15 bilhões no mundo. Além disso, a fabricante aposta na aquisição para fortalecer sua presença no mercado de open source. "Com a compra passamos a nos associarmos ainda mais ao conceito de código aberto", frisou Fontoura.
Segundo o executivo, este ano a Sun não pretende mudar as formas de negociação, mas revelou que o caminho das receitas para a empresa é justamente descobrir as necessidades do mercado de MySQL e fazer a capacitação dos canais para pré-venda, suporte, serviços e consultoria, passando a entender as necessidades dos clientes e oferecendo soluções.
"O mercado tende a reagir bem quando percebe que há uma grande companhia com capacitação para oferecer soluções em cima do MySQL", analisou Fontoura, ressaltando que a atuação com MySQL será um dos focos da empresa durante o ano fiscal de 2009. A expectativa é conquistar entre 250 a 300 novas contas no Brasil durante este ano fiscal e crescer cerca de 30% com a venda de softwares. E, nesse aspecto, o MySQL tende a ser muito importante para a Sun do Brasil atingir essas metas.
Fontoura apontou que a Sun irá capacitar os canais de venda para o MySQL e que já possui equipes de consultoria, venda e suporte que atuam dentro da divisão de software específicos e que irão atender o segmento de banco de dados. "Nossa idéia é ampliar o mercado e ganhar novos clientes por meio de canais de vendas especializados em MySQL. Queremos crescer com outros serviços dentro da base de usuários de MySQL e vice-versa. Por esse motivo, o primeiro passo é capacitar nossos canais de venda e identificar os canais especializados em MySQL e traze-los para dentro da Sun, mas sem mudar seus modelos de negócios", concluiu Fontoura.
Os executivos participaram do Sun Tech Days, nesta segunda-feira, 29, em São Paulo.