Empresa busca identificar usuários de MySQL para gerar receitas

0

Com o intuito de gerar receitas com a MySQL, empresa adquirida em fevereiro passado por US$ 1 bilhão, a Sun Microsystems inicia uma força-tarefa para identificar os usuários de banco de dados MySQL, baseado em código aberto, para os tornarem rentáveis, por meios de contratos de suporte, licença e serviços.

O presidente da empresa, Rodolfo Fontoura, apontou que muitas empresas utilizam o banco de dados MySQL no Brasil, entre eles o Paggo, empresa de mobile payment da Oi. "É difícil encontrarmos uma empresa que não use o MySQL, inclusive empresas de grande porte", afirmou, citando uma grande rede de varejo do Brasil, sem mencionar o nome. "Estamos identificando os donwloads e as empresas que estão usando o MySQL, assim como os parceiros, para depois vermos como agiremos", complementou o execuivo.

O MySQL tem cerca de 10 milhões de usuários no mundo, responsáveis por cerca de 20 donwloads por ano cada um, mas segundo Kaj Arno, vice-presidente mundial da Sun para o MySQL, o número de contratos corporativos está na casa dos cinco dígitos.

Com a aquisição do MySQL, a Sun passou a incorporar um mercado que movimenta cerca de US$ 15 bilhões no mundo. Além disso, a fabricante aposta na aquisição para fortalecer sua presença no mercado de open source. "Com a compra passamos a nos associarmos ainda mais ao conceito de código aberto", frisou Fontoura.

Segundo o executivo, este ano a Sun não pretende mudar as formas de negociação, mas revelou que o caminho das receitas para a empresa é justamente descobrir as necessidades do mercado de MySQL e fazer a capacitação dos canais para pré-venda, suporte, serviços e consultoria, passando a entender as necessidades dos clientes e oferecendo soluções.

"O mercado tende a reagir bem quando percebe que há uma grande companhia com capacitação para oferecer soluções em cima do MySQL", analisou Fontoura, ressaltando que a atuação com MySQL será um dos focos da empresa durante o ano fiscal de 2009. A expectativa é conquistar entre 250 a 300 novas contas no Brasil durante este ano fiscal e crescer cerca de 30% com a venda de softwares. E, nesse aspecto, o MySQL tende a ser muito importante para a Sun do Brasil atingir essas metas.

Fontoura apontou que a Sun irá capacitar os canais de venda para o MySQL e que já possui equipes de consultoria, venda e suporte que atuam dentro da divisão de software específicos e que irão atender o segmento de banco de dados. "Nossa idéia é ampliar o mercado e ganhar novos clientes por meio de canais de vendas especializados em MySQL. Queremos crescer com outros serviços dentro da base de usuários de MySQL e vice-versa. Por esse motivo, o primeiro passo é capacitar nossos canais de venda e identificar os canais especializados em MySQL e traze-los para dentro da Sun, mas sem mudar seus modelos de negócios", concluiu Fontoura.

Os executivos participaram do Sun Tech Days, nesta segunda-feira, 29, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.