A Prefeitura de Estrela, cidade do interior do Rio Grande do Sul, implementou uma rede Wi-Mesh que cobre uma área de dois quilômetros quadrado, a qual vai permitir aos usuários de notebooks se conectarem à internet. Para a montagem da rede, o município instalou uma rede com seis unidades do wireless Mesh DWR-500, da D-Link, para ambientes outdoor, cada um cobrindo uma área de um quilômetro quadrado. A implantação foi feita pela Ynoma e a CTK, respectivamente distribuidora e integradora da fabricante.
A rede tem capacidade para 25 Mbps, mas nessa primeira etapa a Prefeitura de Estrela irá fornecer um backbone de apenas 6 Mbps. Mas de todo modo, a rede já estará pronta para expansões. "Esta é a primeira rede no Brasil com tecnologia verdadeiramente Wi-Mesh voltada para o acesso público à internet", observou Heliezer Vieira, gerente de canais da D-Link para as regiões Sul e Centro-Oeste.
"O objetivo principal é disponibilizar acesso gratuito à internet para a população da cidade, promovendo a inclusão social dos habitantes da área urbana", afirmou Ricardo Moerschbaecher, gerente da TI da Prefeitura de Estrela.
A cidade de Estrela possui 27 mil habitantes e pertence à uma região do Rio Grande do Sul conhecida pelo seu baixo nível de analfabetismo. De acordo com Moerschbaecher, "o acesso a rede ampliará as potencialidades da utilização da Internet como meio de trabalho e de conhecimento globalizado".
Além de proporcionar acesso gratuito à internet, a rede Wi-Mesh garante que o projeto Estrela Digital, como foi batizado, possa, no futuro, usar equipamentos de vigilância IP e VoIP Wi-Fi da D-Link. "Essa ampliação é possível graças aos recursos de qualidade de serviço (QoS), wireless multimedia (WMM) e controle de banda", explica Marcelo Rodrigues, diretor comercial da Ynoma.
Por ser um trabalho de cunho social, a implementação não visa atingir um retorno sobre investimento. "Mas é certo que qualquer projeto desse porte em uma média ou grande empresa reduziria significativamente o custo do acesso à Internet, principalmente pela grande quantidade de pontos de acesso", diz o gerente de TI da Prefeitura de Estrela.