O grupo de mídia sul-africano Naspers, o mesmo que recentemente investiu na Editora Abril, anunciou nesta terça-feira, 29, a aquisição de 91% das ações da empresa brasileira de comércio eletrônico BuscaPé.com, por US$ 342 milhões. A compra será realizada com recursos próprios.
Com sede em São Paulo, o BuscaPé é um dos maiores provedores de serviços de comércio eletrônico na América Latina, cuja receita é proveniente da geração de leads (potenciais clientes) para lojistas e outras empresas.
O grupo teve início há dez anos, tendo como base o serviço de comparação de preços. Hoje, o BuscaPé é o provedor exclusivo de soluções de comparação de preços para mais de cem portais e websites, incluindo Microsoft, Globo e Abril, com mais de 10 milhões de produtos e mais de 320 mil lojas on-line e off-line.
Em 2006, o BuscaPé adquiriu o concorrente carioca Bondfaro e também expandiu sua atuação com o QueBarato!, rede de classificados gratuitos. A empresa detém ainda o controle do Pagamento Digital, além de uma rede de afiliados chamada Lomadee, a empresa de pesquisa de comércio eletrônico eBit e o serviço de avaliação de risco de fraude chamado FControl.
No ano passado, o Naspers havia adquirido do fundo de capital de risco Rio Bravo Investech I participação na Compera nTime, que desenvolve software para celulares. A aquisição foi feita através de da empresa MIH Holdings, que pertence ao Naspers. "O BuscaPé nos traz um negócio em rápido crescimento, alinhado ao nosso foco em comércio eletrônico. É uma plataforma de internet diversificada, um amplo espectro de modelos de negócio dentro da cadeia de valor do comércio eletrônico, nos principais mercados da América Latina", disse em comunicado Antonie Roux, líder da área de internet da Naspers.
A América Latina é de especial interesse do grupo, que enfatiza o fato de a região possuir 550 milhões de habitantes, demografia favorável, renda em ascensão, consumidores com baixo nível de endividamento e um mercado de internet ainda com baixa penetração oferecem uma excelente oportunidade para investimentos.
Hein Brand, CEO das operações da Naspers na América Latina, comentou que após os investimentos na Abril e na Compera nTime, a Naspers desenvolveu um bom entendimento do crescente mercado brasileiro. "O BuscaPé é um dos poucos grupos estabelecidos nesta indústria, e pode crescer ainda mais."
- Aquisição estratégica