Apesar da desaceleração da demanda de chips para GPS, em decorrência da crise mundial, em 2010 as vendas desses componentes devem registrar crescimento de 30% nas encomendas, de acordo com pesquisa da ABI Research. Segundo a consultoria, o surgimento de smarpthones equipados com sistema de localização por satélite serão os grandes impulsionadores da indústria, principalmente em decorrência da adoção em larga escala desses aparelhos na Europa e na Ásia.
Segundo a consultoria, o crescente número de consumidores de dispositivos MID (Mobile Internet Device) – um meio termo entre netbook e smartphone – netbooks, tocadores de MP3, relógios com GPS e câmeras digitais também vai ajudar a indústria a se recuperar da recessão mundial e voltar a crescer no ano que vem.
O diretor de pesquisas da ABI Research, Dominque Bonte, analisa que, à medida que os sistemas GPS têm se tornado onipresentes nos aparelhos móveis, a indústria de chips para esses equipamentos tem encontrado sérios desafios. Bonte explica que aparelhos com GPS precisam ter microprocessadores que não parem de funcionar, mesmo sem conexão com a internet e sem acabar com toda a bateria do aparelho, e isso tem exigido que os fabricantes de circuito integrado para GPS elaborem novas arquiteturas e plataformas.rmas.
- Efeito smartphone