A incubadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, abriu oito vagas para empresas com base em tecnologias inovadoras. As novas incubadoras terão espaço físico planejado, infraestrutura técnica, administrativa e operacional. As inscrições devem ser feitas até 29 de outubro.
Os interessados em concorrer devem elaborar um projeto de plano de negócio com ênfase na inovação tecnológica, conforme orientação contida no edital, descrevendo o produto, processo ou serviço, juntamente com seu mercado e custos envolvidos. O plano ideal deve ser de criação, desenvolvimento ou melhoria de produtos, processos ou serviços com ênfase em inovação tecnológica. Os trabalhos devem, preferencialmente, estar relacionados às áreas de atuação do instituto.
As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo. Os candidatos à incubação podem ter como objetivo o desenvolvimento de uma linha de produtos ou a oferta de serviços, por meio de uma empresa. Não há necessidade de a empresa estar formalmente constituída quando a proposta for apresentada ao INT.
A empresa permanece na incubadora por 36 meses, contados a partir da assinatura do contrato. Esse prazo pode ser prorrogado, após a solicitação da empresa incubada e parecer do gerente da incubadora, por mais 12 meses.
Os projetos das empresas candidatas serão avaliados por um conselho estratégico da incubadora do INT que ficará responsável por garantir uma escolha alinhada a essa expectativa. A incubadora, por sua vez, se empenha em oferecer o ambiente necessário ao crescimento das micro e pequenas empresas, com o suporte, orientação e consultoria do INT.
Por meio do apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) ao Projeto Modernização e Capacitação da Incubadora INT, a infraestrutura do espaço teve um investimento de R$ 120 mil, que possibilitou a compra de equipamentos e mobiliário, além da contratação de consultores para os cursos oferecidos durante o processo seletivo.
- Start-ups