O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba mantém sua onda de aquisições depois de levantar US$ 25 bilhões em sua recente oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) nos Estados Unidos. Seu primeiro investimento após o IPO foi feito na aquisição de 15% de participação na Beijing Shiji, empresa com sede em Pequim que fornece consultoria em TI para hotéis. A transação, avaliada em US$ 457 milhões, deve ser concluída no início de outubro.
De acordo com o The Wall Street Journal, a aliança com a Beijing Shiji pode ajudar o Alibaba a expandir seu serviço de reservas de viagens chamado Taobao Travel, que permite aos usuários reservar passagens de avião, hotéis e pacotes turísticos.
A Beijing Shiji fornece consultoria em TI para hotéis em rápido crescimento no mercado chinês, fornecendo desde software para gestão de reservas de quarto, compras, inventário e sistemas de ponto de venda, até redes de banda larga e sistemas de faturamento.
Em documento divulgado no domingo, 28, a consultoria detalha que quase 6 mil hotéis na China usam seus produtos, incluindo 90% dos hotéis cinco estrelas do país. Seus clientes incluem Grant Hyatt Hotels, Marriott International, Westin Hotels and Resorts e Sofitel Luxury Hotels.