Comércio online faz varejista tradicional rever estratégias

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Está funcionando assim: o consumidor vai comprar um produto e usa sites de comparação de preços para saber quem tem a melhor oferta. Depois corre para uma loja no shopping ou perto de casa para fazer a compra porque não quer esperar a entrega. Em muitos casos ele usa a pesquisa para barganhar preço menor e provoca o varejista a cobrir a oferta. Isto vem acontecendo muito.

Um amigo necessitou comprar um remédio que custa R$ 170,00 já com desconto previsto nas tabelas dos laboratórios. Pesquisou na Internet e encontrou o medicamento por R$ 155,00 em uma conhecida loja online – e com frete grátis – de uma grande rede de drogarias e com opção de parcelamento no cartão de crédito. Como não podia esperar pela entrega, foi à farmácia vizinha, que cobrava os mesmos R$ 170,00 e conseguiu que ela cobrisse a oferta da loja online e com parcelamento no cartão.

Para o consumidor o comércio online trouxe muitos benefícios e para o varejista tradicional a necessidade de rever suas estratégias de negócios. Muitos varejistas ganharam mesmo é um problema a resolver. O poder de barganha que o comércio eletrônico deu ao consumidor é muito grande e os seus estoques não permitem acompanhar este ritmo.

É verdade que muitos produtos são ofertados a preços muito abaixo do real porque são importados de maneira duvidosa e sem as mesmas garantias que uma rede de revendas oficial e legalizada pode oferecer, mas o impacto é muito grande.

Assim, o varejista foi obrigado a adicionar em sua lista de preocupações a criação de estratégias inovadoras para acompanhar esta evolução, tendo que investir em melhores campanhas de marketing e vendas, além de adotar melhores sistemas de gestão, com capacidade de acompanhar as constantes mudanças do mundo dos negócios.

Para se ter uma ideia do impacto do crescimento do comércio online sobre o mercado tradicional, basta analisar um recente estudo da e-Bit que sinaliza que, enquanto o comércio varejista tradicional tem uma expectativa de crescimento anual em torno de 4,5%, o e-commerce deve ter aumento em 25%. A diferença é muito grande.

Assim como o online também criou novas oportunidades para o varejo tradicional, dando-lhe um novo canal de vendas, o novo recurso lhe demanda novas posturas e também investimentos na melhoria do atendimento ao cliente, logística, controle de estoque e de preços.

Os gigantes do comercio eletrônico se tornaram referência e os demais magazines trataram de entrar na dança. E quem não soube entrar nesta roda, dançou. Perdeu a oportunidade ou teve que se contentar com a perda de clientes.

Investimento na qualificação de suas equipes também entrou para a lista de tarefas. Porque não basta criar uma loja online e não saber como lidar com a nova realidade. O pessoal de TI também foi obrigado a buscar melhorias para a gestão dos processos internos. Os fornecedores de sistemas de gestão também foram obrigados a dar uma resposta ao novo cenário. Projetos de integração de sistemas e de processos de negócios ganham cada vez mais destaque, uma vez que integrar a loja virtual com o ERP (sistema de gestão) é vital para garantir a agilidade dos negócios.

A tendência é que o comércio eletrônico continue a promover mudanças, inovações, além de fazer com que muitas lojas físicas fechem as portas na rua para colocar suas vitrines na Web. O que não vai mudar é a necessidade do varejista ter que investir na melhoria de seus processos de negócios.

Luiz Fernando Foresti , gerente de Vendas para o Varejo da Sispro

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