A Trend Micro identificou tentativas de ataques de Shellshock no Brasil, que parecem estar visando instituições oficiais. Por enquanto, o ataque não parece provocar danos, apenas colhe informações sobre o sistema que está sendo infiltrado, mas a previsão é que, considerando a velocidade do cibercrime, isso mude rapidamente.
De acordo com os especialistas da empresa de segurança, com base em acontecimentos anteriores semelhantes, é provável que os criminosos estejam colhendo informações com as quais, no futuro, poderão ser efetuados ataques maiores e mais prejudiciais a essas instituições. O ataque foi identificado pela ferramenta Trend Micro Deep Security.
Trend Micro Deep Discovery identificando ataque Shellshock no Brasil
A vulnerabilidade também está sendo usada para ataques de botnet – quando o atacante sequestra computadores da rede para usar como ferramentas para futuros ataques. A Trend Micro continua monitorando ataques que podem explorar a vulnerabilidade, enquanto presta segurança para seus usuários e organizações em relação a essa ameaça grave.