Em sua primeira visita ao Brasil, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, discutiu nesta terça-feira, 29, durante participação no encerramento do evento Microsoft Insights Week em São Paulo, o desafio de reinventar a produtividade com tecnologias e serviços de nuvem.
De acordo com Nadella, a Microsoft está focada atualmente em três 'ambições': reinventar a produtividade e processos de negócios; construir uma plataforma na nuvem inteligente; bem como investir mais na computação pessoal, o que, segundo ele, motivou a criação do Windows 10. "A missão da Microsoft é fazer com que pessoas e empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil, alcancem mais", declarou o CEO.
O realinhamento estratégico da companhia em focar seus negócios em computação em nuvem está atrelado às fracas vendas de PCs e ao declínio nos embarques de celulares da Nokia, o que resultou em uma queda de 5% em sua receita total no quarto trimestre fiscal, para US$ 22,2 bilhões. No mesmo período, encerrado em 30 de junho, a fabricante de software reportou um prejuízo de US$ 3,2 bilhões.
Em sua apresentação, Nadella ainda apresentou cases de sucesso no Brasil, com a oferta de sua infraestrutura em nuvem Windows Azure, o pacote Office 365 e o software Microsoft Dynamics CRM, para parceiros como a Dotz, especializada em programas de fidelização por coalizão, e a Linx, provedora de software para gestão do varejo.