A Qualcomm, fabricante de chipsets para dispositivos móveis, anunciou durante reunião com o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, que vai investir até US$ 150 milhões em startups indianas, como parte de seu compromisso com aquele país. O investimento será apoiado por seu braço de capital de risco, Qualcomm Ventures.
Dentre as startups que serão beneficiadas com o aporte estão a YourStory, plataforma de tecnologia de mídia para empresários; Portea Medical, provedora de cuidados de saúde em casa; e MapMyIndia, fornecedora de mapas digitais, informações de navegação, e produtos e serviços de rastreamento.
"Nós compartilhamos a visão do primeiro-ministro Narendra Modi em transformar a Índia em uma economia e sociedade do conhecimento digitalmente habilitada. A Índia está à beira de uma revolução tecnológica e tecnologias móveis vão lançar as bases para a Índia digital", disse Paul E. Jacobs, presidente e CEO da Qualcomm, em comunicado.
Com mais de 20 empresas indianas em sua carteira de clientes global, a Qualcomm investe em startups promissoras indianas desde 2007. Os setores de investimento variam em todo o ecossistema móvel e incluem hardware, plataformas de software, e-commerce, saúde, serviços baseados em localização e tecnologia para o varejo.
O Primeiro Ministro Narenda Modi foi a India fazer negocios, atraindo investimentos. O Presidente da China Xi Jinping foi tentar acalmar os investidores americanos que estao com problemas na China. A Presidente Dilma Roussef, antes dos dois, foi fazer turismo politico.