Precisamos hackear o agro

0

Há tempos que a tecnologia é bastante importante para as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Segundo um levantamento feito pela Embrapa em conjunto com o Sebrae e o INPE, o uso de soluções tecnológicas para as atividades ligadas à produção já é realidade em mais de 84% das "fazendas" de agricultores de pequeno e médio porte. Destes, 40% utilizam também o canal digital como um caminho para compra e venda de seus produtos.

Esse cenário mostra que  não é de hoje que o agronegócio tem como seu maior pilar a tecnologia e suas variáveis. Quando afirmamos que precisamos hackear o agro, a verdade é que nós temos que aprender muito com o agronegócio a  incorporar mais facilmente diferentes tecnologias e, principalmente, nos atentar às suas tendências.

Algumas plataformas de inteligência artificial, internet das coisas, blockchain, big data e bots, são grandes oportunidades que a inovação nos oferece e não estão sendo aproveitadas por completo se comparado com países com maior cultura de ciência, tecnologia e inovação aplicadas a negócios. Por isso, hackear o agro é tão urgente.

Esse setor é considerado um dos mais relevantes para a economia nacional, sendo observado de perto por diversos outros países. É fácil perceber que temas como mudanças climáticas, desmatamento e ESG já avançam a passos largos com o apoio tecnológico atual para o mapeamento, levantamento e a análise de dados. E nesse contexto, a transformação digital é uma verdadeira aliada.

A meu ver, ainda precisamos de um olhar muito mais humanizado para a tecnologia, mostrando para o mundo que ela não vem para roubar trabalhos nem substituir o ser humano, mas sim para complementar nossa inteligência e produtividade, auxiliar de perto novas tendências de consumo, verificar em minutos situações que um ser humano demoraria dias ou até semanas.

Por fim, sinto que ainda é preciso  abrir os olhos para a tecnologia, suas aplicações e benefícios, pois só assim, depois de um entendimento em massa sobre as vantagens que ela proporciona, será possível evoluir cada vez mais em muitos aspectos, principalmente nos negócios.

Ciro Rocha, fundador da Enredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.