Sete lições que aprendi empreendendo em ESG

0

Nos últimos anos, testemunhamos uma evolução no cenário comercial, marcada pelo crescimento exponencial do mercado de produtos sustentáveis e resultante da mudança nas preferências e comportamentos dos consumidores. O estudo "Tendências de consumo online com impacto positivo", realizado no último ano pela plataforma Mercado Livre, aponta que, na América Latina, houve um crescimento de 8% na quantidade de empreendimentos que comercializam produtos sustentáveis, com mais de 57 mil marcas e negócios no continente. O Brasil responde por 37% deste total, onde a expansão registrou aumento de 15% em comparação ao ano anterior.

Como empreendedor nesse segmento, defendo fortemente o potencial econômico e de inovação que as soluções sustentáveis podem oferecer. Ao investir em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos que dialogam com a agenda ESG, tem sido possível contribuir para o crescimento de um mercado sustentável e rentável, gerando oportunidades de emprego e fomentando o empreendedorismo nesta área. Hoje, há sete anos à frente da Bioelements, trago também sete lições que aprendi ao longo desta trajetória:

Propósito bem definido engaja mais stakeholders

Antes de tudo, ter um propósito claro é fundamental quando se tem um negócio sustentável, pois ele atua como uma bússola, orientando todas as ações, decisões e estratégias em direção a um objetivo maior. Paralelamente, isto também aumenta o engajamento dos colaboradores e a confiança dos clientes, visto que, cada vez mais, as pessoas são atraídas para empresas que têm um impacto positivo no mundo e que se preocupam com questões socioambientais. Além disso, investidores focados em ESG estão mais inclinados a apoiar empresas com um propósito bem definido, quando levamos em conta que estas demonstram maior consistência e determinação. Portanto, ter um compromisso claro com a sustentabilidade potencializa as chances de atrair investimentos de longo prazo.

Adaptabilidade e resiliência

O ambiente empresarial é dinâmico e está sempre mudando. Logo, uma cultura de adaptabilidade e resiliência é vital para enfrentar desafios e superar obstáculos, permitindo a continuidade do negócio mesmo perante situações inesperadas. Tais características permitem que sua empresa se ajuste às mudanças econômicas, regulatórias, tecnológicas e de mercado. Ainda neste sentido, a capacidade de se adaptar e ser flexível permite que você identifique e aproveite novas oportunidades, que podem até mesmo resultar em capital e crescimento.

Visão e estratégia de longo prazo

A presença de uma visão nítida e estratégia de longo prazo é algo essencial para que você mantenha o foco em seus objetivos à medida que cresce. Este aspecto é indispensável para que o planejamento, implementação e avaliação das práticas da sua empresa sejam feitos de forma mais eficaz e consistente, de maneira a ajudar a orientar decisões importantes e a permanecer no caminho certo para o sucesso sustentado. Ademais, tratando-se de negócios pautados pela sustentabilidade, diversas metas inseridas nas métricas ESG estão alinhadas a compromissos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Portanto, a visão de longo prazo habilita sua empresa a contribuir de maneira mais significativa para esses objetivos, abordando desafios sociais e ambientais complexos.

Mensuração de impacto

Esta é uma ferramenta crucial para um negócio sustentável, pois proporciona uma abordagem baseada em dados para que você possa entender o progresso em direção aos objetivos pré-definidos e comunicar de maneira transparente e confiável o impacto real que sua empresa está gerando. Tudo isso também colabora para a tomada de decisões informadas, identificação de pontos de melhoria, análise de concorrência e, especialmente, para a atração de investidores e parceiros, a partir da divulgação de métricas claras.

Equipe e talento

Ter uma equipe altamente treinada e comprometida é um ativo valioso para uma empresa sustentável. A combinação de competências técnicas, experiência e visão estratégica torna possível enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do cenário atual. Profissionais qualificados impulsionam a inovação e garantem a execução eficaz das estratégias de sustentabilidade, consequentemente, inspirando uma cultura de responsabilidade e contribuindo diretamente para a prosperidade da empresa.

Parcerias e colaborações estratégicas

Estabelecer parcerias e colaborações estratégicas com outras empresas, instituições acadêmicas ou governamentais é um forte fator de contribuição para a credibilidade, crescimento e expansão de um empreendimento sustentável. Isso viabiliza o acesso a recursos que, muitas vezes, não estão disponíveis internamente, seja em infraestrutura, conhecimento especializado ou novas tecnologias. Ademais, a sinergia resultante de uma parceria amplifica as possibilidades de abordar desafios sociais e ambientais, o que pode levar a resultados mais expressivos do que se cada organização atuasse de forma isolada.

Inovação tecnológica

A inovação tecnológica é peça-chave para abordar desafios globais da agenda ESG, como mudanças climáticas, poluição e escassez de recursos, uma vez que possibilita a criação de soluções mais eficientes, sustentáveis e impactantes. A capacidade de um negócio em desenvolver tecnologias inovadoras e alternativas únicas dentro seu campo de atuação permite que seus produtos se mantenham competitivos e respondam às mudanças na demanda do mercado, além de fortalecer o seu comprometimento com a construção de um amanhã mais limpo e saudável para as comunidades e para o planeta como um todo.

Em última análise, ao abraçar a sustentabilidade como um pilar fundamental, desempenhamos um papel crucial na transformação dos paradigmas comerciais, promovendo uma mudança rumo a modelos mais conscientes e responsáveis. Ao mesmo tempo em que enfrentamos desafios únicos, encontramos oportunidades para inovar, construir relações sólidas com stakeholders e contribuir para um futuro melhor. Empreender em um negócio sustentável é, portanto, uma jornada que não apenas impulsiona o sucesso comercial, mas que, sobretudo, preserva nosso ambiente natural e deixa um legado duradouro de gestão ambiental para as gerações futuras.

Ignacio Parada da Fonseca, CEO e fundador da Bioelements.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.