A fornecedora de serviços de tecnologia CPM Braxis acredita que pode antecipar a previsão de obter 30% do faturamento atrelado às vendas externas devido à valorização do dólar frente ao real. A empresa acredita que isso só acontecerá, porém, caso não ocorra uma retração dos investimentos de TI no mercado externo, efeito que pode aparecer em 2009.
De acordo com Rogério Brecha Júnior, vice-presidente da CPM Braxis, se o câmbio estabilizar no patamar entre R$ 2 e R$ 2,30, a empresa obterá uma rentabilidade maior e conseguirá antecipar sua meta com a prestação de serviços de terceirização offshore. "Mas isso só se tornará realidade desde que o consumo não se retraia. Melhoramos a rentabilidade dos contratos, mas isso não significará que anteciparemos a meta, pois a crise pode gerar um impacto no volume de vendas", afirmou o executivo.
No momento, devido à flutuação do dólar, a empresa não está fechando novos contratos. As negociações estão na fase final, mas esperando uma estabilização da moeda americana para concluir os negócios. "Está difícil de estabelecer um preço. A situação do câmbio gera uma insegurança tanto para nós quanto para os clientes. Vamos esperar a situação se estabilizar para fechar os contratos", analisou Brecha.
No entanto, o executivo apontou que as vendas externas estão se mantendo dentro dos planos da empresa. Por esse motivo, a CPM Braxis mantém seu processo de internacionalização e inaugurou a pouco mais de um mês um novo escritório na Alemanha. Este é o segundo escritório da empresa fora do Brasil, que já conta com presença física nos EUA. "É possível que continuemos com este processo em 2009", disse o executivo.
A previsão da CPM Braxis é de faturar R$ 1,1 bilhão em 2008, crescimento de 25% ante a cifra de R$ 930 milhões no ano passado. "Não mudamos nossas expectativas para este ano. Para 2009, o cenário está obscuro e não sabemos como a economia reagirá. Vamos definir nosso planejamento em novembro", ponderou Brecha.
Com a intenção de aproveitar do atual momento econômico mundial, que passa pela necessidade de redução de custos das empresas, para alavancar seus resultados, a CPM Braxis aposta em um pacote combinado de virtualização que prevê a oferta como serviço desde a infra-estrutura de hardware e de software até a parte de serviços, denominado de Xvirtual.
Segundo o executivo, este é um momento interessante para e empresa lançar essa solução. "Ela se encaixa no atual cenário financeiro, com as empresas realizando uma reavaliação de investimentos devido à redução de Capex (investimento de capital). Esperamos alavancar os resultados da empresa com a nova oferta", apontou Brecha.
Para isso, a empresa conta com a parceria com a Citrix e com a VMWare. Ela estima que as receitas com virtualização crescerão 25% no total neste ano, na comparação com 2007.
Até o fim deste ano, a CPM Braxis espera conquistar dois clientes com o pacote combinado de virtualização, provavelmente devem ser dos setores de telecomunicações e energia. Para 2009, a expectativa da empresa é que o novo empacotamento represente um crescimento de 30% nos resultados de virtualização. "Levando em conta que o atual cenário financeiro se manterá", ponderou Brecha.
- Ajuda da crise?