Parceria entre IBM e Twitter vai permitir acesso a dados por empresas para a tomada de decisão

0

O que parecia improvável aconteceu. Depois de travarem uma disputa renhida nos tribunais dos EUA, em que a IBM acusava o Twitter de ter violado pelo menos três de suas patentes, as duas empresas anunciaram uma parceria nesta quarta-feira, 29, por meio da qual os dados gerados pelos usuários da rede de microblogs serão agregados às plataformas de análises da IBM, aos quais outras empresas poderão ter acesso.

O acordo inclui o supercomputador Watson, sistema desenvolvido pela IBM que usa inteligência artificial para analisar rapidamente grandes quantidades de dados e entender a linguagem humana com precisão para conseguir sustentar conversas sofisticadas.

Segundo o Twitter, a parceria vem sendo analisada há anos e somente foi concluída após a empresa adquirir a startup de análise de dados Gnip, o que forneceu capacidades para fechar um acordo com a IBM.

O objetivo, de acordo com a IBM e executivos do Twitter, é enriquecer a tomada de decisão de negócios. "Nós sabemos que o mundo está pensando em tempo real", disse Chris Moody, vice-presidente de estratégia de dados do Twitter, ao The New York Times.

A IBM quer ser o veículo de tecnologia para a entrega de decisões de negócios melhoradas. Alistair Rennie, gerente geral para grandes dados e analytics da IBM, classifica o acordo com Twitter de uma "parceria histórica" a qual, através da exploração dos ativos de dados do Twitter, vai abrir as portas para "decisões de negócios inovadoras".

O anúncio da parceria foi feito durante conferência da IBM sobre análise de dados, em Las Vegas. Durante o evento, Moody mencionou um projeto com cientistas da Harvard Medical School para estudar intoxicação alimentar pela mineração de mensagens no Twitter. Ele observou que um fabricante de fritadeiras, como as usadas ??em restaurantes fast food, descobriu que os tuítes com a frase "batata frita encharcada" eram um sinal do mau funcionamento do equipamento.

O trabalho do Twitter com outras empresas, segundo Moody, vai continuar. Mas a parceria com a IBM, observou ele, está em uma"nova categoria", dada a amplitude das atividades. A IBM, disse ele, terá acesso com"fidelidade total" aos dados do Twitter — todas as mensagens públicas e os arquivos das mensagens passadas.

As duas empresas também vão desenvolver em conjunto ferramentas de software sob medida para os clientes corporativos e a IBM vai treinar milhares de seus consultores para usar os dados do Twitter com os clientes. "Saber como lidar com os dados do Twitter no mundo dos negócios é um grande desafio e uma lacuna para a maioria das empresas, e a força de consultoria IBM deve ajudar a preencher essa lacuna", disse Moody.

Durante o anúncio, a IBM informou que planeja primeiro a integrar os dados do Twitter a seus serviços de análise de dados baseados em nuvem, incluindo Watson Analytics. As duas empresas também irão desenvolver aplicações de software que mapeiam o sentimento do cliente para uso em vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ao incorporar os dados do Twitter em seu software, a IBM, de acordo com o Rennie, será capaz de oferecer produtos do Twitter melhorados para um grande número de clientes de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.