Para eliminar catalogações feitas por meio de papel e caneta e gerar uma rotina assistencial mais sistematizada nas unidades de serviços próprios da Unimed ABC, a MV deu início à implantação de soluções para a gestão integrada da saúde nas dez instituições que compõem a rede localizada na Região Metropolitana de São Paulo.
Com hospital, unidades de pronto atendimento, centros médicos, clínica para tratamentos ortopédicos e fisiátricos, e centros de medicina preventiva e de oncologia, a Unimed, que realiza por mês cerca de 24 mil atendimentos de urgência e 54 mil atendimentos ambulatoriais à população do Grande ABC, optou por substituir o sistema de gestão anterior pelo da MV. De acordo com Fábio Roque, gerente de TI da Unimed ABC, "o sistema usado não tem a maturidade e amplitude assistencial do sistema MV. Além disso, é um produto em descontinuação pelo fornecedor".
Dividido em cinco fases devido à quantidade de unidades próprias, o projeto da MV na Unimed ABC terá a sua primeira etapa concluída ainda este ano com a implantação das soluções de gestão hospitalar do SOUL MV no Pronto Atendimento 24 horas – Unidade São Bernardo do Campo. Dentre as soluções, pode-se citar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e o Sistema de Classificação de Risco. Neste ano também, o SOUL MV entrará em funcionamento na operadora de plano de saúde para dar suporte à estrutura de back office, que envolve as áreas de finanças, faturamento e suprimentos.
No início de 2016, será a vez do Pronto Atendimento 24 horas – Unidade Santo André começar a operar com o sistema. Em seguida, os cinco centros médicos Unimed entram em produção e, para finalizar o projeto, ainda no primeiro semestre, o Hospital Unimed e o Centro de Oncologia passam a funcionar em total integração com as outras unidades de serviços próprios da rede.
Após a conclusão do projeto, 700 profissionais estarão utilizando o sistema MV no dia a dia e, com isso, aumentando a produtividade da rede, melhorando a qualidade do atendimento a partir do acompanhamento de indicadores e garantindo atendimento de excelência aos pacientes. Com a consolidação das informações de todas as unidades próprias, outros benefícios a serem alcançados são: agilização de processos, aumento de performance, diminuição de custos e oferecimento de serviço mais humanizado.
Segundo Fábio Roque, a MV foi a empresa escolhida para a substituição do sistema anterior porque seu software teve uma aderência que ultrapassou 90% dos requisitos selecionados para avaliação. "Os módulos assistenciais se apresentaram com uma interface mais leve e intuitiva, o que representará maior produtividade operacional."