Já ouvimos muito sobre Custo por Lead (CPL), Custo por Aquisição (CPA) e que muitas campanhas de marketing são desenvolvidas para performance. Porém, a performance em mídia vai muito além da conversão direta e inclui também o branding das empresas. Uma campanha publicitária bem planejada é baseada em estratégias, métricas e objetivos bem definidos.
Primeiro de tudo, antes de pensar em criar uma campanha de marketing de performance, a empresa precisa estabelecer, de forma clara, qual é seu público-alvo e suas metas. Diariamente, nós recebemos algumas demandas e percebemos o quão frequente isso não é definido de forma clara. Esse desconhecimento tem uma consequência – uma campanha que não tem objetivo claro e que não gera resultados efetivos.
Fazendo um panorama geral, percebo que muitas empresas estruturam seu plano de marketing 100% em performance, em conversão e em vendas diretas, mas esquecem de se preocupar de fato com o que mais importa – construir uma imagem e reputação para a marca para poder ganhar credibilidade no mercado. É muito difícil alguém comprar um produto de uma marca desconhecida. Ou seja, é preciso ter cuidado e focar em branding antes de tudo, pois isso é o que representa a essência de uma empresa e como ela será vista e lembrada daqui para frente pelos consumidores e concorrentes.
Não há bons resultados para uma marca sem visibilidade e credibilidade no mercado. Por isso, as empresas deveriam priorizar em suas atuações digitais, uma mídia de branding bem elaborada e estruturada. Se as estratégias forem desenvolvidas de forma correta, as ações de branding podem surtir efeitos quase imediatos de performance, basta que o plano de comunicação seja sólido, focado e amparado em dados, perfis e tendências de mercado. E que a mensuração dele vá além de métricas simples de conversão direta, e leve em consideração o conjunto de fatores que levam o usuário a comprar um produto em determinado momento.
Para finalizar, é fundamental ter um plano de ação bem estruturado para construção de marca e para sua consolidação. Por isso, é importante investir em ações de marketing que ajudem sua marca engajar com os consumidores.
Victor Canô, CEO da Cazamba.