Estudo aponta preferência das empresas por Java

0

Um estudo recente realizado pelo grupo Impacta com as 2 mil das maiores empresas do Brasil de diversos segmentos sobre o ?Desenvolvimento de Sistemas das Grandes Corporações? apontou que a linguagem de programação preferida é Java. Das empresas pesquisadas, 19,3% utilizam Java, seguida pelas linguagens Clipper e Visual Basic.net, com 18,3%; Delphi, com 15,3%; e Cobol, com 14%.

O levantamento detectou também que 60% do universo pesquisado utiliza algum percentual de soluções desenvolvidas internamente. ?Isso reflete a vontade das companhias de adquirem autonomia e redução de custos e o baixo outsourcing na área de desenvolvimento?, avalia Célio Antunes, presidente do grupo Impacta.

O estudo teve por objetivo verificar se os aplicativos e produtos das grandes corporações estão sendo adquiridos diretamente no mercado, feitos sob encomenda ou desenvolvidos internamente e, neste caso, com qual linguagem. As questões avaliadas diziam respeito à infra-estrutura que as corporações dispõem na área de TI, tais como servidores, sistemas operacionais e de gerenciamento de banco de dados utilizados, desenvolvimento de aplicativos para uso interno, número de equipamentos e questões sobre o perfil da empresa, como número de servidores, formação dos profissionais de informática etc.

A pesquisa mostra que a maioria das companhias consultadas (60%) trabalha com algum percentual de software desenhado internamente, e destas 30% utilizam todos os aplicativos desenvolvidos internamente. A segunda opção mais utilizada pelas empresas são as soluções de mercado (30,4%), sendo que destas 12% utilizam apenas aplicativos prontos. No que se refere ao uso sob encomenda, 24% das corporações utilizam exclusivamente software desenvolvidos sob demanda, o dobro das que utilizam apenas pacote fechado.

?Notamos que, quando uma empresa trabalha com soluções sob encomenda, uma grande parte tende a desenvolvê-las. Por outro lado, a maioria das empresas que compram pacotes prontos necessita de complementos, seja sob encomenda, seja por desenvolvimento interno. Isso pode ser decorrente da carência de pacotes de mercado que atendam todas as necessidades dessas companhias?, comenta Antunes. Como cada empresa consultada pode ter dado mais de uma resposta, a soma dos três itens não dará 100%.

A conclusão do estudo é que a maioria das empresas costuma adquirir seus produtos ou aplicativos sob mais de uma forma, dependendo das necessidades específicas, de seus recursos e do que o mercado costuma oferecer como pacote pronto. Assim, o desejo de aliar à demanda tecnológica das empresas a softwares mais adequados explica a preponderância do desenvolvimento interno e da compra de software feito sob encomenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.