IBM cria área voltada à acessibilidade no Brasil

0

Responsável por desenvolver soluções que facilitem o uso de computadores e websites por pessoas com deficiências ou necessidades especiais, o IBM Accessibility Center terá em breve uma operação também no Brasil. O anúncio foi feito hoje (29/11) pela IBM, que já opera outros centros de acessibilidade nos Estados Unidos, Europa, Japão e China.

De acordo com a empresa, o novo IBM Acessibility Center irá desenvolver e levar ao mercado novas soluções de acessibilidade capazes de atender a necessidades específicas da população e das empresas brasileiras. Um exemplo é o novo software IBM, traduzido para português, que ajudará pessoas com problemas de visão a usarem computadores e navegarem em páginas da internet.

Além disso, os pesquisadores do novo centro colaborarão com agências do governo, ONGs, universidades e órgãos regulatórios, num esforço para atender de forma mais eficiente ao mercado e à população brasileira. ?A IBM quer ajudar as empresas brasileiras e as agências do governo a tornar a tecnologia mais acessível a cidadãos, independente da faixa etária ou de limitações físicas que possam ter?, diz Frances West, diretora do IBM Accessibility Center Global. ?Com o novo centro de acessibilidade no Brasil, podemos atender às necessidades da sociedade brasileira, usufruindo de todo o talento local disponível para desenvolver novas tecnologias que ajudem na inclusão social e digital?, complementa Omar Varela, gerente do IBM Accessibility Center Brasil.

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE em 2000, 24,5 milhões de pessoas (14,5% da população brasileira) são classificadas como portadoras de alguma deficiência. As estatísticas também mostram que o número de brasileiros com mais de 60 anos deverá triplicar, entre 1980 e 2025, aumentando de uma taxa de 5,4 para 16,13 pontos percentuais. Ao se tornarem mais velhas, a maioria das pessoas tende a apresentar algum problema de visão, audição ou mobilidade.

As soluções de acessibilidade da IBM incluem as seguintes tecnologias desenvolvidas pelos seus pesquisadores e agora disponíveis também em português:

? Easy Web Browsing ? ajuda pessoas com visão limitada ou com dificuldades de leitura a acessarem com mais facilidade informações disponíveis em páginas da internet.

? WebAdapt2Me ? expande a capacidade de uso de páginas da internet através de recursos que aumentam o tamanho das letras, mudam as cores de fundo ou usam áudio para lerem o texto para quem está acessando. Para esta solução, a IBM também anuncia hoje o lançamento de uma versão mais nova que rodará em Linux.

? ViaScribe ? automaticamente cria legendas textuais de discursos falados para facilitar a inclusão de pessoas surdas ou que tenham dificuldade de aprendizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.