Especialistas apontam falta de cooperação entre Brics

0

A falta de estratégias e de informações comerciais prejudica as relações do Brasil com as economias emergentes. Essa foi a principal conclusão do painel do seminário "Bric – Brasil, Rússia, Índia e China: Oportunidades e Desafios", realizado nesta terça-feira, dia 29/11, em Brasília na Câmara dos Deputados.

A restrição comercial com a China foi citada como exemplo de oportunidades desperdiçadas. Segundo o representante do Conselho Empresarial Brasil-China, Rodrigo Tavares Maciel, o Brasil precisa diversificar a sua pauta comercial com a China, atualmente restrita a soja e minérios.

Maciel afirmou que o comércio bilateral poderia ser explorado de maneira mais estratégica pelo Brasil, mas um dos entraves é a falta de informações sobre a diversidade da produção brasileira. "Os chineses não têm informação sobre a economia brasileira e a culpa é nossa, que não fazemos divulgação comercial", ressaltou.

Estratégias

Ao comparar o Brasil aos outros países do Bric, o professor da Escola Superior de Guerra Severino Cabral disse que o País tem todas as condições para se tornar uma potência econômica mundial. Em sua opinião, o que falta é desenvolver estratégias eficientes.

O potencial comercial da Rússia, da Índia e da China com o Brasil poderia triplicar nos próximos anos, caso houvesse estratégias mais ousadas, na avaliação do coordenador do Núcleo de Estudos Asiáticos da Universidade de Brasília, Lytton Guimarães. Ele destacou que o mercado interno dos países emergentes ainda é pouco explorado pelo Brasil. "Ainda faltam estratégias para aumentar a participação do Brasil nesses mercados", alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.