Embora mais de metade das empresas utilizem redes sociais no mundo, apenas um quarto delas sabe o que os principais clientes falam sobre a marca ou seus produtos nos sites de relacionamento, aponta estudo encomendado à Harvard Business Review Analytic Services pelo SAS Institute.
O relatório revela que, apesar do enorme potencial das rede sociais, as empresas ainda não a utilizam como canal
para prospecção e conquista de novos negócios. Segundo a pesquisa, isso se deve ao fato de a maioria das companhias ainda estar presa a ideia de que essas mídias servem apenas como ferramenta para ouvir a opinião dos internautas, e acabam não dando importância às oportunidades abertas por elas.
A amostra revela, também, que um terço das empresas não monitora com eficácia o que acontece nas mídias sociais; apenas 23% usam ferramentas para analisar as informações coletadas e menos de 7%, interagem com os clientes por meio de ações de marketing.
"As empresas estão perdendo a chance de promover seus produtos e de gerenciar sua reputação. Elas não sabem quem está falando sobre sua marca, produto ou serviço, nem mesmo se um determinado conteúdo está a seu favor ou contra", afirmou o especialista em analytics e autor de diversos best sellers sobre o assunto, Tom Davenport.
Apesar desse cenário, 36% das companhias pesquisadas afirmaram que planejam adquirir soluções para analisar os sentimentos dos consumidores nos próximos dois ou três anos e cerca de 33% pretendem monitorar as redes sociais.
Para a pesquisa, a Harvard Business Review Analytic Services ouviu executivos de 2,1 mil empresas em todo o mundo.
- Pesquisa