A Delta Air Lines, em parceria com a Alfândega dos Estados Unidos (CBP – Customs and Border Protection), o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta (ATL) e a Transportation Security Administration (TSA), inaugurou o primeiro terminal biométrico nos Estados Unidos no Terminal Internacional Maynard H. Jackson (Terminal F) em Atlanta, anunciado no segundo semestre de 2018.
Isso significa que os clientes que voam diretamente para um destino internacional pela Delta, da Aeromexico, da Air France, da KLM ou da Virgin Atlantic Airways podem usar a tecnologia de reconhecimento facial desde a entrada no aeroporto até o portão de embarque para atividades como: check-in nos quiosques de autoatendimento no saguão internacional; entrega da bagagem já despachada nos balcões de atendimento do saguão internacional; identificação no posto de controle da TSA; embarque em qualquer portão do Terminal F
Para passageiros internacionais que chegam aos Estados Unidos, a tecnologia pode ser usada no processo da alfândega.
Os pontos de contato em todo o terminal do Aeroporto de Atlanta começaram a oferecer serviços online em meados de outubro; desta forma, quase todos os 25 mil clientes que passagem pelo Terminal F desse aeroporto a cada semana optam por realizar esses processos de forma online, e menos de 2% deles optam por voltar ao sistema presencial. Com base nos dados iniciais, a opção de reconhecimento facial economiza em média dois segundos por cliente na hora do embarque, ou nove minutos no embarque de uma aeronave de fuselagem larga.
"O sucesso do lançamento do primeiro terminal biométrico nos Estados Unidos no aeroporto mais movimentado da Delta mostra que estamos construindo o modelo de experiência biométrica nos aeroportos", disse Gil West, COO da Delta. "Estamos eliminando a necessidade dos passageiros abrirem a mala para apresentar seu passaporte até quatro vezes por voo, e isso significa que estamos oferecendo aos clientes a opção de se movimentar pelo aeroporto com uma coisa a menos para se preocupar, garantindo aos nossos funcionários mais tempo para interações mais importantes com os clientes."
West acrescentou que a Delta planeja estender a experiência do terminal biométrico do aeroporto para o hub de Detroit da companhia aérea global em 2019.
Na esteira do lançamento bem-sucedido em Atlanta, a Delta, em parceria com a CBP e a Wayne County Airport Authority, autoridade que controla o aeroporto, expandirá o teste de embarque via reconhecimento facial que começou em julho, o primeiro do tipo no aeroporto, para todos os 14 portões internacionais do Terminal McNamara no Aeroporto Metropolitano de Detroit (DTW) até meados de dezembro. Com isso, qualquer cliente que pegar um voo internacional direto no DTW também terá a opção de usar a tecnologia de reconhecimento facial para embarcar. Em 2019, a Delta lançará a tecnologia de reconhecimento facial no DTW para seus clientes, desde a entrada até o embarque.
"É uma grande honra para o Aeroporto Metropolitano de Detroit ter um dos primeiros terminais biométricos do país", disse Chad Newton, CEO interino da Wayne County Airport Authority. "Como um aeroporto de classe mundial, estamos continuamente buscando maneiras de melhorar a experiência de viagem do cliente. Estamos felizes com as parcerias com a Delta, CBP e TSA para fornecer aos passageiros a opção de usar o reconhecimento facial em todo o processo de viagem."
A expansão da opção de reconhecimento facial com a Delta Biometrics é passo natural após os testes de embarque via reconhecimento facial da CBP e da Delta nos aeroportos de ATL, DTW e John F. Kennedy nos últimos anos. Além disso, a Delta recentemente testou o autoatendimento para despacho de bagagem biométrico no Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul para clientes internacionais. A Delta também testou o embarque biométrico no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, e lançou o check-in biométrico opcional em todos os Delta Sky Clubs domésticos, com o suporte da Delta Biometrics.
Nos últimos anos, a Delta lidera o setor em várias soluções para os clientes, como manuseio de bagagens por RFID, check-in automático e rastreamento de bagagem por meio do aplicativo móvel Fly Delta, aliança entre setores que fornecerá aos clientes uma experiência de conectividade na cabine incrível, esteiras de triagem automatizadas de alta tecnologia e mais eficientes, além de um aplicativo que ajuda os pilotos a evitar turbulência, colaborando para um voo mais confortável.