BASF Venture Capital e Amathaon Capital adquirem participações minoritárias na empresa de bioinformática Computomics

0
11

A BASF Venture Capital GmbH, empresa de capital de risco do Grupo BASF, e a Amathaon Capital, uma empresa de capital de risco especializada em AgTech, estão investindo na Computomics, empresa de bioinformática com sede em Tubinga, Alemanha. Os acionistas existentes incluem os investidores de sementes High-Tech Gründerfonds (HTGF) e MBG Mittelständische Beteiligungsgesellschaft Baden-Württemberg (MBG). 

A Computomics se concentra especialmente na tecnologia de criação preditiva para culturas e desenvolveu uma inteligência artificial (IA) de ponta. A tecnologia analisa o genoma da planta, bem como outros fatores, por exemplo, dados ambientais locais. A Computomics pode, assim, fornecer aos seus clientes recomendações para o desenvolvimento de culturas de melhor desempenho adaptadas aos climas futuros e criação acelerada. As partes acordaram em não divulgar os detalhes financeiros do investimento. 

A tecnologia avançada da Computomics permite que os geneticistas façam uma pré-seleção com base em dados para identificar candidatos com o maior potencial de rendimento para cada ambiente e cada região. A tecnologia revolucionária combina os processos tradicionais de melhoramento vegetal com um vasto conjunto de variáveis adicionais, tais como o clima e as futuras alterações climáticas regionais, o microbioma do solo, a diversidade genética e as práticas agrícolas, a fim de entender completamente o ambiente da planta e a sua genética. Considerando todas essas informações, ela simula todos os cruzamentos possíveis, explora o desempenho de milhões de potenciais descendentes e, em seguida, escolhe os mais promissores. 

"Nossa tecnologia é exclusiva no mercado. A sua utilização reduz o tempo de lançamento no mercado para uma nova variedade de cultura e diminui também o uso de terra e água. Ao usar a biodiversidade naturalmente disponível, ela representa uma alternativa competitiva à modificação genética", explica o Dr. Sebastian J. Schultheiss, co-fundador e Diretor Geral da Computomics. 

Com o investimento na Computomics, a Amathaon e a BVC contribuem para o avanço da transformação multifacetada da agricultura e apoiam o Pacto Ecológico Europeu. As culturas resilientes às alterações climáticas, com um rendimento significativamente superior ao das variedades tradicionalmente criadas e que, por conseguinte, exigem menos terras aráveis, ou são resistentes a pragas, constituem uma importante base para aumentar a sustentabilidade da agricultura. Essas novas variedades contribuem para atingir o objetivo do Pacto Ecológico Europeu de reduzir consideravelmente o uso de fertilizantes e pesticidas. Com a tecnologia da Computomics, essas variedades podem ser comercializadas com uma eficiência de recursos significativamente melhorada. 

"Ficamos impressionados com a tecnologia pioneira e com o modelo de negócio inovador da Computomics", disse Markus Solibieda, Diretor Geral da BASF Venture Capital GmbH. Ele acrescentou: "O investimento na Computomics é o mais recente em uma série de nossas atividades que apoiam a estratégia da BASF de promover inovações para concretizar o Pacto Ecológico. Essas inovações também incluem tecnologias que contribuem para a produção de alimentos acessíveis e sustentáveis." 

"Já é evidente que as mudanças climáticas estão levando a uma mudança geográfica nas terras aráveis e nas variedades de culturas. Um dos motivos consiste no fato de a produtividade agrícola se tornar cada vez mais sensível com o aumento das temperaturas", disse Borris Forster, Diretor Geral da Amathaon Capital. "A Computomics desenvolveu uma tecnologia fundamental para trazer ao mercado variedades de alto desempenho que resistirão às futuras condições climáticas mais rapidamente e de forma mais econômica." 

A Computomics planeja usar este investimento para expandir as suas atividades estratégicas e técnicas globais de vendas e marketing, além de financiar mais pesquisa e desenvolvimento do seu portfólio de produtos. "Estamos felizes por ter a Amathaon Capital e a BASF Venture Capital conosco, dois investidores com uma riqueza de experiência e uma abordagem sinergética no setor de AgTech. Eles nos acompanharão na nossa jornada em direção a uma maior sustentabilidade na agricultura e nos apoiarão na expansão de nossas atividades", disse Schultheiss. 

Sobre a Computomics
 

Computomics oferece uma plataforma de tecnologia de aprendizado de máquina própria que aplica IA a conjuntos de dados genéticos, fenotípicos, microbiológicos e ambientais. Ela reúne uma equipe de especialistas líderes mundiais em aprendizado de máquina, pesquisa vegetal e bioinformática, com o uso de dados para revelar a diversidade da vida biológica. Em mais de 180 projetos, a Computomics permitiu que os clientes tomassem decisões com base em dados e, assim, acelerassem o desenvolvimento agrícola sustentável que pode alimentar o mundo. A tecnologia de aprendizado de máquina interpretável da Computomics permite uma compreensão rápida dos dados genômicos para melhoramento vegetal, biotecnologia agrícola e pesquisadores microbiológicos.  

Deixe seu comentário